Chegou a oportunidade de dar uma segunda chance às suas músicas favoritas! O Koli apresenta aos leitores a Eurorrepescagem, uma votação para elegermos juntos as melhores entradas da temporada de seletivas nacionais do Eurovision deste ano. Apesar dos problemas na largada, a edição de 2024 já pode ser considerada uma das melhores da última década e muito disso se deve a uma inesquecível temporada de finais nacionais.
Neste ano, 23 países optaram por abrir o seu processo seletivo para o Eurovision ao público, mas apenas 22 são elegíveis para essa votação. São eles: Albânia, Alemanha, Croácia, Dinamarca, Estônia, Espanha, Finlândia, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Noruega, Portugal, República Tcheca/Chéquia, San Marino, Sérvia, Suécia e Ucrânia. Como o foco é nas músicas que não vão ao Eurovision, só participam da votação aquelas que perderam suas finais nacionais.
Leia também: Eurovision 2024: ouça as canções e saiba todos os detalhes
Como votar + Regras
Você pode votar de hoje (31) até às 23h59min do próximo sábado (6) de forma ilimitada através do formulário no final do post. O resultado será definido em um formato inspirado no Eurovision: 50% do júri, que será formado pelos três jornalistas do Koli, e 50% pelo público. Os 30 mais bem colocados no somatório farão parte do nosso ranking da Eurorrepescagem e o 1° colocado será coroado como o campeão. O resultado completo será disponibilizado em primeira mão no nosso X/Twitter no domingo (7) e depois em nosso site.
Cada membro do júri vai poder conceder pontos de 1 a 12, como é feito no festival, para dez músicas. Se somarmos toda a pontuação possível, teremos 178 pontos. Estes mesmos 178 pontos serão divididos, proporcionalmente, de acordo com o voto do público, o que vale como uma leve vantagem para a opinião dos leitores (portanto, vote!). Não teremos pontuações quebradas (decimais), portanto, quem não alcançar porcentagem necessária para receber ao menos um ponto será descartada.
Casos especiais
- Islândia: como nesta final nacional algumas músicas tem duas versões, você tem a opção de votar naquela que você preferir. Os votos serão computados como um só e a versão escolhida será a que tiver mais votos. Em caso de empate, o júri decide.
- Loredana Berté: como ela participou de duas finais nacionais (Itália e San Marino), escolhemos alocá-la na parte italiana por conta da maior popularidade.
Leia também
Eurovision 2024: ouça as canções e saiba todos os detalhes
Editorial: Israel precisa ser banido do Eurovision 2024