Brazil, start voting now! Como aconteceu de forma inédita no ano passado, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) volta a abrir a votação do festival Eurovision para o mundo todo (incluindo nós brasileiros). Com o festival acontecendo nesta semana, elaboramos um post explicando como você pode fazer sua voz ser ouvida no evento.
A partir de 2024, os não-participantes têm duas janelas de votação. A primeira começa às 19 horas (horário de Brasília) do dia anterior ao show e é fechado quando ele começa. Ou seja, você pode participar das 19 horas de quarta (8) até as 16 horas de quinta na semifinal 2; e das 19 horas de sexta (10) até as 16 horas de sábado (11) na Grande Final. Uma nova janela de votação abre após todas as performances serem realizadas nos shows, que é como acontece com os países participantes.
Como funciona o processo?
Os votos dos telespectadores de todos os países não-participantes serão agregados e contarão como um único voto. Isso significa que, como acontece com qualquer outra nação competidora, os 10 mais votados por esse público em cada show serão pontuados (de 1 a 12). No entanto, não haverá atribuição de votos de júri desse grupo, que permanecerá restrito aos países participantes. Isso resulta em um leve desequilíbrio nas proporções de responsabilidade pelos resultados na Grande Final (agora cerca de 50,7% para o público e 49,3% para o júri).
Em termos práticos de representatividade, o grupo dos não-participantes tem aproximadamente 5% de responsabilidade nas pontuações das semifinais e 1,33% na Grande Final.
Leia também: O que é Eurovision?; Um guia para iniciantes
Onde votar e qual o custo?
Você pode participar através do site esc.vote e emitir múltiplos votos em qualquer música (com um máximo de 20 no total). Em seguida, será redirecionado para uma tela de pagamento onde poderá escolher seu método de pagamento (cartão de crédito) para a quantidade de votos emitidos. Cada voto custa 0,99 centavos de Euro (R$5,47 na cotação de 08/05/2024) + taxas (o site oficial do Eurovision menciona o IVA, mas é provável que tenhamos apenas o IOF no Brasil). É necessário ser maior de 18 anos para participar.
É importante destacar que você só pode usar um tipo de pagamento por show (ou seja, um cartão) e ele não pode ser emitido por um país participante.
Leia também
Eurovision 2024: ouça as canções e saiba todos os detalhes
Eurovision 2024: confira os vencedores da 1ª semifinal