Repleto de polêmicas até o último segundo, a EBU (União Europeia de Radiodifusão, responsável pelo Eurovision) se vê envolvida em mais uma. Durante esta manhã, horas antes da Grande Final, o órgão optou pela desclassificação dos Países Baixos (Holanda) após ser aberta uma queixa na polícia sueca contra Joost Klein, representante do país, nesta sexta (10).
De acordo com a mídia holandesa, Joost teria ameaçado uma funcionária de TV ligada ao Eurovision na quinta (9), dia da segunda semifinal. Os detalhes são escassos, mas a imprensa reporta que uma investigação foi aberta ontem (10) e ambos foram interrogados. O procedimento pode durar por semanas, então a EBU decidiu eliminar o país do festival.
“A polícia sueca investigou uma denúncia feita por uma membra da equipe de produção após um incidente que ocorreu após sua performance na Semifinal da noite de quinta-feira. Enquanto o processo legal segue seu curso, não seria apropriado para ele continuar no Concurso”, disse a EBU em comunicado.
A AVROTROS, emissora responsável pelos Países Baixos no festival, lamentou a decisão “profundamente” e a chamou de desproporcional. Cornald Mass, membro da delegação e comentarista, também expressou tristeza com o acontecimento, mas afirma que ele não tem a ver com Israel, país com relações estremecidas com os holandeses neste ano.
Grande final: e agora?
Como a decisão pela desclassificação é totalmente sem precedentes na história do festival, a EBU teve que se ‘virar nos 30’ para lidar com a ausência dos Países Baixos na Grande Final. O voto para o Resto do Mundo (países não-participantes) deveria estar aberto desde ontem, 19 horas, mas foi adiado duas vezes e reaberto nesta manhã de sábado (11) após o desfecho do caso Joost. Veja como funcionará:
- Holanda segue podendo votar com júri e televoto;
- Oficialmente pularemos da música 4 para a 6. Tudo igual, só que sem os holandeses.
- Não haverá mudança nos números para votação. Ou seja, quem for votar da Europa pode ficar tranquilo que as linhas serão as mesmas já divulgadas. A EBU pediu para que as emissoras derrubem o número da Holanda.
- Os rankings dos jurados serão somados sem os Países Baixos.
Leia também
Eurovision 2024: ouça as canções e saiba todos os detalhes
Junior Eurovision 2024 será sediado em Madrid