Tempo de leitura:2 minutos

Com a chegada dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Koli decidiu celebrar o espírito esportivo de um jeito especial. Unindo o universo do evento com o que mais gostamos, que é ouvir e falar sobre música com um toque globalizado, nós criamos uma playlist com uma canção de cada país presente nos Jogos. Em Paris 2024, participarão 206 delegações de cinco continentes (204 países ou territórios, o grupo de Atletas Neutros Individuais e a Equipe Olímpica de Refugiados). Abra a playlist e se divirta descobrindo línguas, gêneros musicais e países que você só lembra na hora da Cerimônia de Abertura!

Confira a planilha com todas as músicas separadas por país, continente olímpico e editor responsável pela escolha

Como fizemos

A tarefa não foi fácil: mesmo em grupo, foi um desafio e tanto encontrar músicas de países muito pequenos ou isolados, como as ilhas da Oceania (Nauru, por exemplo), ou nações com mercados fonográficos menos desenvolvidos, como em diversos locais da África. O processo levou algumas semanas, mas o nosso esforço veio para provar que há música boa em todo lugar.

Dois requisitos foram estabelecidos para que um artista pudesse entrar na lista: ter nacionalidade no país e estar disponível no Spotify (em breve postaremos a playlist também no Youtube!). Fora isso, os editores do site foram liberados para procurar músicas de qualquer estilo e com qualquer critério. A seleção é balanceada entre nomes muito conhecidos em cada país, como Nathy Peluso pela Argentina, mas também conta com artistas que recebem poucas centenas de ouvintes mensais na plataforma.

A lista de países foi dividida quase de forma igual entre os três editores do Koli, mas alguns foram pré-selecionados de acordo com o gosto pessoal de cada um. O Leonardo foi responsável pela escolha da representante da França, Eugénie, que abre a playlist com o dance-pop throwback dos anos 2000 de “Vents Contraires”. O Brasil, segundo na lista, ficou por conta do Matheus, que apostou no saudosismo dos Jogos de 2016 ao trazer “Vide Gal” de Daniela Mercury. Representando a nação que sediou a última edição do evento, Ana Raquel trouxe Mass of the Fermenting Dregs, banda de rock alternativo japonesa, com a canção “Dramatic”.

Confira a planilha com todas as músicas separadas por país, continente olímpico e editor responsável pela escolha

Delegações sem país foram incluídas

Como estão dentro dos Jogos, as duas equipes “sem país” (Atletas Neutros e Refugiados) não ficaram de fora da nossa playlist. Para isso, nos atentamos às regras de participação destas duas delegações. Representando a Equipe de Atletas Neutros, que conta com competidores da Rússia e Belarus, países excluídos das Olimpíadas por conta da Guerra na Ucrânia, temos o duo IC3PEAK. Como a participação no evento proíbe um posicionamento favorável ao conflito e ligações com o governo, o nome do IC3PEAK é adequado. já que os russos são conhecidos pelo ativismo contra o regime de Putin e sofrem constantemente com perseguições politicamente motivadas.

Para a equipe de Refugiados, escolhemos a cantora Manizha, que vive na Rússia e representou o país em sua última participação no Eurovision. Nascida em 1991, Manizha precisou sair de seu país original três anos depois por conta da Guerra Civil Tajique. Hoje em dia ela é Embaixadora da Boa Vontade da ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, e se posicionou contra a Guerra na Ucrânia, fato que gerou controvérsia em seu atual país.


Leia também

10 artistas palestinos para você conhecer

Benidorm Fest 2024: ouça todas as canções participantes

 

 

Happy
Happy
1
Sad
Sad
0
Excited
Excited
0
Sleepy
Sleepy
0
Angry
Angry
0
Surprise
Surprise
0
Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *