Chegou o dia de revelar no #2020inReview as melhores músicas lançadas neste ano que com certeza ficará na memória de todos. Pedimos desculpas por dizer agora um outro clichê, mas na loucura que foi este período, as músicas, com certeza, ajudaram a fazer com que o mundo fosse um pouco melhor, mais uma vez.
Vamos ás regras da lista: só permitimos uma música por artista principal, norma inédita aqui no blog, já que não tivemos outra alternativa. Separamos quase 200 finalistas, então imagine a dificuldade em diminuir o número pela metade sem cortar várias histórias interessantes pelo mundo todo. Colocar músicas do ano passado? Só se forem originadas do Eurovision ou de suas seletivas nacionais, com tolerância preferencial para lançamentos de dezembro mesmo que o período de elegibilidade comece em setembro. Para não ficar confuso, um exemplo: se a música saiu em novembro ou dezembro de 2019, mas foi selecionada para o Eurovision 2020, ela pode aparecer aqui na seleção das melhores do ano, mas tudo no limite do bom senso. Sendo assim, não esperem ver“Blinding Lights” na lista (perdão). Caso queira saber como funciona o método de escolha de forma detalhada, acesse este post aqui.
As 100 melhores músicas de 2020
O Kolibli preza pela diversidade geográfica e nesta lista não poderia ser diferente. Os artistas aqui colocados representam 37 países e 16 idiomas por todo o mundo (tem até uma música que é cantada em quatro idiomas!). Aqui estão as menções honrosas, as 100 canções escolhidas com os seus respectivos países identificados e uma dica caso você queria ouvir:
Menções honrosas: quem o porteiro do Kolibli não deixou entrar
“Physical” — Dua Lipa (Reino Unido)
“Ungodly Hour” — Chloe x Halle (Estados Unidos)
“People, i’ve been sad” — Christine and the Queens (França)
“Yo Perreo Sola” — Bad Bunny (Porto Rico)
“Sour Candy” — Lady Gaga e Blackpink (Estados Unidos/Coreia do Sul)
“Po Sekretu” — Max Barskih (Ucrânia)
“XS” — Rina Sawayama (Reino Unido/Japão)
Top 100
*Observação: as imagens abaixo foram tiradas dos clipes das músicas citadas
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100. “2 минуты” (2 Minuty) — Markul
País: Letônia / Para quem gosta de: dancehall meio rap, meio pop
99. “Weird Fishes” — Lianne La Havas
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: neo-soul
98. “Perdi o Norte” — mema.
País: Portugal / Para quem gosta: art pop, fado
97. “Не влюбляйся” (Ne blyublyaisya) — Mary Gu
País: Rússia / Para quem gosta de: pop
96. “Amarillo” — J Balvin
País: Colômbia / Para quem gosta de: reggaeton
95. “Mango” — Sevana
País: Jamaica / Para quem gosta de: reggae com pop
94. “Зачем такая любовь” (Zachem Takaya Lyubov’) — RUDENKO
País: Rússia / Para quem gosta de: pop
93. “Übermorgen” — Mark Forster
País: Alemanha / Para quem gosta de: pop
92. “BRABA” — Luísa Sonza
País: Brasil / Para quem gosta de: pop brasileiro
91. “Suplicar” — Gloria Groove
País: Brasil / Para quem gosta de: pop brasileiro, r&b anos 2000
90. “Pes To Xana / Aniko Se Mena / Na To Paris To Koritsi / O Oraios Kai I Oraia — Live” — Konstantinos Argiros & Eleni Foureira
País: Grécia/ Para quem gosta de: pop grego, laika
89. “Девочка танцуй” (Devochka Tantsuy) — Artik & Asti
País: Ucrânia/ Para quem gosta de: pop russo
88. “4 American Dollars” — U.S. Girls
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: pop
87. “Can I Believe You” — Fleet Foxes
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: chamber pop
86. “Je t’aime encore” — Yelle
País: França / Para quem gosta de: pop francês
85. “Ta Domina (feat. Paulelson, Neide Sofia & Uami Ndongadas)” — Titica
País: Angola / Para quem gosta de: kuduro, pop angolano
84. “Yallah” — ABIR
País: Marrocos / Para quem gosta de: pop
83. “Hard Life” — SAULT
País: Reino Unido/ Para quem gosta de: neo-soul
82. “Sweet Melody” — Little Mix
País: Reino Unido / Para quem gosta de: pop
81. “Она не такая” (Ona ne takaya) — Dabro
País: Rússia / Para quem gosta de: pop com trap
80. “PUTA” — j mena
País: Argentina / Para quem gosta de: reggaeton
79. “Naughty” — Red Velvet: IRENE & SEULGI
País: Coreia do Sul / Para quem gosta de: k-pop
78. “Малолетка” — Max Korzh
País: / Para quem gosta de: rap russo
77. “Звёзды на плечах” (Zviozdy na plechakh)— Hadn Dadn
País: Rússia / Para quem gosta de: indie pop
76. “Dança Erradassa” — Negro Leo
País: Brasil / Para quem gosta de: rock experimental
75. “POP” — Lil Uzi Vert
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: trap
74. “KLK” — Arca & Rosalía
País: Venezuela, Espanha-Catalunha / Para quem gosta de: música eletrônica experimental, neoperro
73. “Rémora” — Klô Pelgag
País: França / Para quem gosta de: art pop, pop francês
72. “Плак-Плак” (Plak-Plak) — IC3PEAK
País: Rússia / Para quem gosta de: trap experimental, músicas políticas
71. “Yikes” — Nicki Minaj
País: Trinidad &Tobago, Estados Unidos / Para quem gosta de: rap americano
70. “The Blinding” —Jay Electronica, Travis Scott
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: rap americano
69. “International Love Affair” — Keleketla!
País: Reino Unido, África do Sul, Nigéria, Estados Unidos/ Para quem gosta de: jazz africano, afrobeats
68. “Gerbera Amarela do Sul” — Filipe Sambado
País: Portugal / Para quem gosta de: música portuguesa
67. “Think About Things” — Daði Freyr
País: Islândia / Para quem gosta de: pop
66. “Me tana” — Elvana Gjata
País: / Para quem gosta de: pop farofa
65. “Temptations” — BoA
País: Coreia do Sul / Para quem gosta de: k-pop, r&b anos 2000
64. “Hey Zot Ani” — Ella Lee
País: Israel / Para quem gosta de: pop farofa, k-pop
63. “Cerule” — Liviu Teodorescu & Bruja
País: Romênia / Para quem gosta de: pop romeno
62. “Eso Que Tu Haces” — Lido Pimienta
País: Colômbia, Canadá / Para quem gosta de: música latina
61. “Agria Thalassa” — Giorgos Sabanis
País: Grécia / Para quem gosta de: pop grego, laika
60. “TERCEIRO MUNDO” — Febem, Fleezus & CESRV
País: Brasil / Para quem gosta de: rap nacional, grime
59. “Dead Bae” — Bilal Hassani
País: França / Para quem gosta de: pop farofa, pop de drag
58. “Беззаботные дни” (Bezzabotnye Dni) — Lesha Svik
País: Rússia / Para quem gosta de: pop russo, Post Malone
57. “Moja Malena” — Sasa Kovacevic
País: Sérvia / Para quem gosta de: pop latino
56. “Lamp Lady” — Sevdaliza
País: Irã, Holanda / Para quem gosta de: artpop
55. “Instant Destiny” — Tame Impala
País: Austrália / Para quem gosta de: rock psicodélico, indie rock
54. “Boyfriend” — Selena Gomez
País: Selena Gomez / Para quem gosta de: pop
53. “Movimento” — BK
País: Brasil / Para quem gosta de: rap nacional
52. “Летние бульвары” (Letnie Bul’vary) — Luna
País: Ucrânia / Para quem gosta de: synthpop, pop russo
51. “3 Hour Drive (feat. Sampha)” — Alicia Keys
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: adulto contemporâneo, neo-soul
50. “On the Floor” — Perfume Genius
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: art pop
49. “Healing” — Arlissa
País: Reino Unido, Alemanha / Para quem gosta de: pop
48. “This Love Isn’t Crazy” — Carly Rae Jepsen
País: Canadá / Para quem gosta de: synthpop, pop nostálgico
47. “ЯТЛ” (YTL)— Zivert
País: Rússia / Para quem gosta de: pop russo, pop nostálgico
46. “Dragonball Durag” – Thundercat
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: neo-soul
45. “Gospel For A New Century” — Yves Tumor
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: art rock, Prince
44. “КоКоКо / Структуры Не Выходят На Улицы” (KoKoKo / Struktury ne vyhodyat na ulitsy) — Shortparis
País: Rússia / Para quem gosta de: coldwave, post-punk
43. “Bia Bia” — Liraz
País: Israel, Irã / Para quem gosta de: pop persa
42. “BLACK PARADE” — Beyoncé
País: / Para quem gosta de: pop rap
41. “Feker Libi” — Eden
País: / Para quem gosta de: pop israelense
40. “Still Breathing” — Samanta Tina
País: Letônia / Para quem gosta de: pop meio doido
39. “Кино” (Kino)— MISHA ROMANOVA
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop russo
38. “Juro Que” — ROSALÍA
País: Espanha-Catalunha / Para quem gosta de: flamenco
37. “Fantasy” — Niniola & Femi Kuti
País: Nigéria / Para quem gosta de: afrobeats, pop nigeriano
36. “Dead Horse” — Hayley Williams
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: pop, Talking Heads
35. “Eu Vou” — Pabllo Vittar
País: Brasil / Para quem gosta de: forró
34 “Basta Você Me Ligar — Ao Vivo” — Os Barões Da Pisadinha
País: Brasil / Para quem gosta de: pisadinha, forró
33. “In Your Eyes” — The Weeknd
País: Canadá / Para quem gosta de: pop nostálgico
32. “See You In Hell” — Ad Infinitum
País: Suíça / Para quem gosta de: metal sinfônico
31. “Midnight Sky” — Miley Cyrus
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: pop nostálgico
30. “Paradisin’” — Rina Sawayama
País: Reino Unido, Japão / Para quem gosta de: pop nostálgico
29. “Шазам” (Shazam) — Malbec x Siuzanna
País: Rússia / Para quem gosta de: trap
28. “My Rajneesh” — Sufjan Stevens
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: sofrência indie
27. “Plans” — Kate NV
País: Rússia / Para quem gosta de: pop classudo, pop anos 90
26. “Murda Murda” — Bivolt, Rasga & Tracie
País: Brasil / Para quem gosta de: rap nacional
25. “Kingdom Come” — Anna Bergendahl
País: Suécia / Para quem gosta de: country pop
24. “911″ — Lady Gaga
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: pop farofa
23. “Good News” — Mac Miller
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: chorar
22. “Cut Me” — Moses Sumney
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: neo-soul, art pop
21. “Genocidal Humanoidz” — System Of A Down
País: Estados Unidos, Armênia / Para quem gosta de: metal alternativo
20. “The Whole 9″ — Marina Kaye
País: França / Para quem gosta de: pop
19. “Je disparais dans tes bras” — Christine and the Queens
País: França / Para quem gosta de: pop classudo
18. “Safaera” — Bad Bunny, Jowell & Randy e Ñengo Flow
País: Porto Rico / Para quem gosta de: reggaeton
17. “The Adults Are Talking” — The Strokes
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: post-punk, new wave
16. “Savage Remix” — Megan Thee Stallion & Beyoncé
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: rap americano
15. “Самолет” (Samalyot)— Max Barskih
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop russo
14. “Мой” (Moy) — LOBODA
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop russo
13. “WAP” — Cardi B & Megan Thee Stallion
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: rap americano, proibidão
12. “Stay Tonight” — CHUNG HA
País: / Para quem gosta de: k-pop
11. “SOUL LADY” — YUKIKA
País: Coreia do Sul, Japão / Para quem gosta de: k-pop, city pop
10. “Do It” — Chloe x Halle
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: r&b, r&b anos 2000]
Maior hit na curta carreira das irmãs Chloe e Halle, “Do It” é um ode ao r&b dos anos 2000, mas com o toque que só elas têm. É como se tivéssemos pego a música homônima da banda Cherish de quase 15 anos atrás e colocado alguns elementos sonoros diferentes e marcos temporais, como a existência do aplicativo Uber, e pronto! Aqui temos um grande sucesso despretensioso, mas que mostra que o grupo veio para ficar.
9. “Real groove” — Kylie Minogue
País: Austrália / Para quem gosta de: pop, disco music
“Real Groove”, terceiro single do álbum “Disco” capta a essência da era nova de Kylie Minogue (que está pautada na disco music), mas também reafirma a cantora como uma das maiores no que faz melhor: música pop.
8. “Murphy’s Law” — Róisín Murphy
País: Irlanda / Para quem gosta de: disco music
“É a Lei de Murphy, eu vou te ver esta noite! Basta um match para reacender a chama”. Aproveitando a coincidência infame de seu sobrenome, Róisín Murphy relaciona a Lei de Murphy com a história de um relacionamento que ela tenta evitar ao som desta faixa disco que recria fielmente o gênero da forma como era feito antigamente.
7. “Say the Name” — clipping.
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: horrorcore, rap de terror
Com a referência do Candyman, figura folclórica de um escravo que foi torturado e mutilado, o grupo clipping. cria mais uma grande canção no estilo de “rap de terror”. Ele tem sido feito desde o álbum “There Existed An Addiction to Blood”, mas dessa vez o resultado é mais acessível e poderia coloca-los no mainstream de vez (eu imploro!).
6. “Break My Heart” — Dua Lipa
País: Reino Unido / Para quem gosta de: pop
Vocês já sabiam que ela iria ter um lugar aqui, né? A questão é qual das incríveis faixas de “Future Nostalgia” poderíamos escolher. Ficamos com “Break Your Heart” e as suas irresistíveis linhas de baixo, que praticamente são tão essenciais para o sucesso da música quanto os vocais distintos da cantora Dua Lipa.
5. “Люцифер” (Lúcifer) — Husky
País: Rússia / Para quem gosta de: trap, rap russo
Para o bem ou para o mal, é impossível negar que “Lucifer” é o melhor momento do polêmico rapper Husky em seu novo álbum, “Хошхоног”. Com um beat trap simples, ele faz milagres e domina a faixa com a lírica enigmática e o flow bizarro que sempre se espera dele.
4. “I Want You To Love Me” — Fiona Apple
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: artpop, singer-songwriter
“I Want You To Love” é uma jornada visceral que só uma cantora do calibre de Fiona Apple conseguiria fazer. A música começa de forma calma, mas como todo bom desabafo, se encaminha para o final como um foguete descontrolado caindo na atmosfera. E é incrível.
3. “Spotlight” — Jessie Ware
País: Reino Unido / Para quem gosta de: disco
A abertura do atmosférico “What’s Your Pleasure” resume o tom que o projeto toma a partir dela. “Spotlight” é um primor musical que coloca Jessie Ware autenticamente representada pelo que canta: uma pessoa que está vivendo nos sonhos de um possível amor, mas que já cansou disso, e como diz na canção, “um sonho é só um sonho e ela não quer dormir nesta noite”.
2. “El Balajú / Serenata Huasteca” — Natalia Lafourcade
País: México / Para quem gosta de: ritmos tradicionais mexicanos
Seguindo o mesmo caminho feito pela Loboda e o cover de “Zhivi Spokoyno, Strana!” em 2019, Natalia Lafourcade aparece nesta lista com a fusão repaginada de duas canções clássicas da música mexicana: “El Balaju”, obra de Andrés Huesca, importante nome do gênero folclórico Son Jarocho, e “Serenata Huasteca”, criada por um dos mais notáveis compositores mexicanos, José Alfredo Jiménez.
Nós temos uma queda muito grande por aberturas de álbum bem executadas (aqui no caso, o “Un Canto Por México, Vol.1), mas “El Balajú / Serenata Huasteca” extrapola todo tipo de expectativa e provavelmente entra para o grupo das melhores feitas no século — e quem sabe, história. Em entrevista, Natalia disse que “tem muito respeito pelas duas músicas e quem as canta” e por isso não imaginava colocar versões delas em um álbum, mas sabia que se tivesse a oportunidade, iria aproveitá-la sem se preocupar se o resultado é ruim ou não, mas sim, em preparar uma festa realizada com muita alma. A miríade de sons, aliada à dramaticidade proporcionada pela colaboração dos Los Cojolites e a performance vocal muito bem executada de Natalia Lafourcade fazem desta canção um dos momentos mais deslumbrantes da música 2020.
1. “BUENOS AIRES” — Nathy Peluso
País: Argentina / Para quem gosta de: r&b contemporâneo
Para quem acompanha a carreira de Nathy Peluso, receber a chegada da canção “Buenos Aires” é uma surpresa (e ao mesmo tempo, não). O espanto vem por conta do histórico da cantora argentina, que normalmente lança músicas com uma direção mais calcada no pop rap, mas, por outro lado, também não choca, pois Nathy é um híbrido de influências variadas que vão de João Gilberto a Nina Simone — já colocando aqui um spoiler de seu último álbum, “Calambre”, aos que ainda não ouviram.
Nas primeiras ouvidas, “Buenos Aires” parece ser uma canção sobre um relacionamento que não anda muito bem, mas a letra é um pouco mais complicada do que aparenta, já que é propositalmente formada por metáforas que podem remeter ao que Nathy Peluso lembra de sua infância na Argentina. Este é um passado distante da cantora, que desde os 9 anos vive em Barcelona, na Espanha. Tanto parece ser verdade que a canção leva o nome da capital do país mesmo sem ser pronunciada durante a música toda. De qualquer forma, o ponto mais alto da faixa fica por conta da produção: “Buenos Aires” é um r&b que soa ao mesmo tempo nostálgico e fresco, com uma performance vocal rara de Nathy, mas muito ambiciosa e segura.
Estranhamente ou não, a música e o clipe no estilo “quarentena” foram gravados antes do período de pandemia, mas ambos praticamente anteciparam uma sensação (ainda que possa parecer forçado) que todos nós tivemos em 2020 — de assistir algo que está lá fora e não sabemos do que se trata ou como lidar.
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