Marque na agenda: a 63° cerimônia do Grammy Awards acontecerá no próximo domingo, 14/03, às 21 horas no horário de Brasília. A maior premiação da indústria musical seria realizada no dia 31 de janeiro, mas teve a data adiada por preocupações com o aumento de casos de Covid-19 em Los Angeles. O local da cerimônia continuará sendo a arena Staples Center e a apresentação ficará por conta do comediante sul-africano Trevor Noah. O Kolibli fará cobertura especial sobre o programa, contando com comentários ao vivo no Twitter e a tradicional análise aqui no site.
Pré-show
Quem acompanha o Grammy há um tempo sabe que há uma espécie de “aquecimento” antes da cerimônia propriamente dita, mas não custa reforçar! O pré-show do Grammy 2021 será utilizado para entregar prêmios que, por conta do tempo, não podem ser apresentados na cerimônia principal. Ela começará no mesmo dia, 14/03, às 16 horas no horário de Brasília, e será comandada pela cantora Jhené Aiko, que concorre a três gramofones dourados nesta noite.
A lista de performances conta com o rapper nigeriano Burna Boy, a banda de jazz Terri Lyne Carrington + Social Science, o músico de blues Jimmy “Duck Holmes”, o pianista clássico Igor Levit, a cantora de pop latino eletrônico Lido Pimienta, a estrela metaleira Poppy e o cantor-compositor Rufus Wainwright. No início da cerimônia, a Academia prestará homenagem ao 50° aniversário do clássico “Mercy, Mercy Me (The Ecology)” de Marvin Gaye, que contará com uma super colaboração de grandes artistas como Bebel Gilberto e Kamasi Washington.
Indicados
Se o Grammy de 2020 foi marcado por uma lista de indicações bastante satisfatória (relembre aqui), a de 2021 volta a pisar na bola – e, em especial, por conta do bizarro esquecimento do cantor canadense The Weeknd, que viu a maior era de sua carreira receber nenhuma indicação. Enquanto isso, a presença de nomes pouco aguardados em grandes categorias, como Coldplay e Jacob Collier, colocam em cheque a qualidade da seleção feita pela academia. Para uma análise mais detalhada, acesse o nosso compilado com todas as trapalhadas do Grammy em 2021.
A maior nomeada nesta edição é Beyoncé, que ostenta nove indicações mesmo sem ter lançado álbum novo no período. O remix de “Savage” com Megan Thee Stallion, a canção “Black Parade” e o filme “Black is King” são os responsáveis pelo sucesso da cantora na premiação deste ano. Para conferir a lista completa de indicados, clique aqui.
Performances
Além dos artistas que farão parte do pré-show, a Academia confirmou a presença de uma série de cantores e bandas para a cerimônia principal. São eles: Bad Bunny, Black Pumas, Cardi B, BTS, Brandi Carlile, DaBaby, Doja Cat, Billie Eilish, Mickey Guyton, Haim, Brittany Howard, Miranda Lambert, Lil Baby, Dua Lipa, Chris Martin, John Mayer, Megan Thee Stallion, Maren Morris, Post Malone, Roddy Ricch, Harry Styles e Taylor Swift.
Onde assistir?
14 de março – domingo – horário de Brasília
Pré-show – 16:00: no site grammy.com e no Youtube da Academia (link)
Tapete vermelho – 19:30: no site grammy.com e no Facebook Live, transmissão brasileira no canal E!
Grammy Awards – premiação principal – 21:00: na TNT Brasil (Dane Taranha e Phelipe Cruz comentando na TV; Gloria Groove, Fê Soares, Didi F e Day no youtube do canal) e nos Estados Unidos via CBS and CBS All Access.