O Eurovision 2021 – ou no português europeu, Festival Eurovisão da Canção – acontecerá nos dias 18, 20 e 22 de maio, às 16 horas no horário de Brasília, em Roterdã na Holanda. O evento foi cancelado no ano passado por conta da pandemia de Covid-19, mas a EBU (órgão responsável por organizar o festival) tomou algumas medidas para fazer com que ele ocorra de qualquer forma. Os três shows serão apresentados por Chantal Janzen, Jan Smit, Edsilia Rombley e Nikkie de Jager (conhecida pelo canal NikkieTutorials) na Ahoy Arena.
O governo holandês permitiu a presença do público durante os três dias de festival e também durante os ensaios (audiência de até 3,5 mil pessoas por show). Por conta das restrições de viagem e possíveis infecções pela Covid-19 entre os artistas, a EBU pediu que todos os países fizessem uma “live-on-tape” (performance gravada) para ser utilizada no evento como plano B. Até agora, apenas a australiana Montaigne informou que não poderá estar presencialmente em Roterdã.
O Eurovision não é televisionado no Brasil, mas você pode assistir pelo canal oficial do evento no Youtube. O Kolibli fará a cobertura do festival no site e em todas as redes sociais.
Quem países vão participar e como vai funcionar?
Cada país é representado por uma canção original de até três minutos que deve ser performada ao vivo pelos artistas responsáveis. Após a apresentação de todas as canções durante as semifinais e a final, o público (no mesmo dia) e um júri especializado (um dia antes) pode votar em suas favoritas (com a exceção do seu próprio país). Os 10 mais votados em cada modalidade recebem pontos de 1 a 12, que então são somados. Eles decidem quem passa de fase, ou, no caso da grande final, quem será o vencedor do Eurovision. Brasileiros – a não ser que estejam em um dos países participantes – não podem votar. Se tudo ainda parece meio confuso, confira nosso guia para iniciantes em Eurovision.
Com a desistência de Armênia e Belarus nos últimos meses, os 41 países então confirmados acabaram virando 39. Dentre essas nações, seis estão automaticamente classificadas para a grande final (Big 5 + Anfitrião) e as outros 33 precisam brigar pelas 20 vagas restantes em duas semifinais.
Primeira semifinal – 18/05, terça, 16 horas no horário de Brasília
Quem vota: os 16 países desta semifinal + Alemanha, Itália e Holanda (finalistas)
Em ordem de apresentação:
- Lituânia
- Eslovênia
- Rússia
- Suécia
- Austrália
- Macedônia do Norte
- Irlanda
- Chipre
- Noruega
- Croácia
- Bélgica
- Israel
- Romênia
- Azerbaijão
- Ucrânia
- Malta
Segunda semifinal – 18/05, terça, 16 horas no horário de Brasília
Quem vota: os 17 semifinalistas + França, Espanha, Reino Unido (finalistas)
Em ordem de apresentação:
- San Marino
- Estônia
- República Tcheca
- Grécia
- Áustria
- Polônia
- Moldávia
- Islândia
- Sérvia
- Geórgia
- Albânia
- Portugal
- Bulgária
- Finlândia
- Letônia
- Suíça
- Dinamarca
Classificados para a final do Eurovision 2021 – 22/05, sábado, 16 horas no horário de Brasília
Quem vota: todos os participantes
Big 5 (países que mais contribuem financeiramente para a EBU):
- Alemanha
- Espanha
- França
- Itália
- Reino Unido
País anfitrião: Holanda (recebeu o direito de sediar ao vencer o último festival
Classificados das semifinais: 20 países (a definir)
Conheça os artistas e as músicas
As 39 músicas que competirão no Eurovision 2021 foram selecionadas nos mesmos moldes de sempre: a emissora responsável por cada país decidiu ou abriu a escolha para o público. Muitos países simplesmente mantiveram o mesmo artista da edição (cancelada) do ano passado, mas alguns escolheram novos, como Rússia e Suécia. A questão que fica é: San Marino vai realmente trazer o Flo Rida para a performance?
Ouça todas as músicas no Spotify e/ou conheça os clipes no Youtube.
Leia também:
O que é Eurovision? – Um guia para iniciantes
Por que o cancelamento do Eurovision é uma das maiores derrotas do continente para o coronavírus
4 thoughts on “Eurovision 2021: conheça as músicas e saiba onde assistir”