Tempo de leitura:2 minutos

Fala, nação roqueira! Neste sábado (22), a Itália venceu o Eurovision 2021 com a banda Måneskin e a canção “Zitti E Buoni”. Apesar da disputa acirrada contra França e Suíça, os italianos acabaram confirmando o favoritismo nas casas de apostas. e levaram o festival. Esta é a terceira vitória da Itália no Eurovision e a primeira em 30 anos.

“Zitti E Buoni” (em português, “Calados e Quietos”) venceu o tradicional festival de Sanremo e fez com que o Måneskin tivesse o direito a representar a Itália no Eurovision. Para manter a mesma música na competição, os italianos precisaram fazer algumas alterações na letra por conta das regras do festival, mas pouco se alterou na vibração e no sucesso da música.

A vitória também é interessante por outros motivos: “Zitti E Buoni” é a primeira campeã de rock (e subgêneros) em 15 anos de Eurovision e a terceira nos últimos 5 anos a contar com idiomas diferentes do inglês.

Confira a performance vitoriosa do Måneskin:

Resultados detalhados: final e semifinais

Por conta da qualidade das músicas do Eurovision 2021, não foi tão fácil a vitória do Måneskin. Em uma votação eletrizante com França e Suíça despontando como favoritos no voto dos jurados, a possibilidade da Itália vencer só pintou quando recebeu os 318 pontos de televoto. Com 524 no total, já parecia impossível que França ou Suíça, que ainda tinham pontos a receber, pudessem ultrapassar o grupo italiano – e foi isso que aconteceu.

Surpresas e fatos interessantes

Ao receber zero de júri e televoto, o Reino Unido inaugura os “nul points” na nova era de votações do Eurovision, que tornou uma possibilidade como essa improvável. Já no televoto, outro choque: os quatro primeiros anunciados (Reino Unido, Alemanha, Espanha e Holanda) receberam zero, gerando um climão enorme durante a votação.

Imagem
Foto: Reprodução/EBU

Votos detalhados

A EBU divulgou em seu site os resultados detalhados da final e das semifinais do Eurovision 2021. Confira abaixo alguns resumos e os links para acessar as tabelas:

Grande Final (clique aqui para ver a votação detalhada)

1° semifinal – Malta vence, Albina fica por 5 pontos (clique aqui para ver a votação detalhada)

2° Semifinal – Suíça campeã, Portugal classifica em quarto (clique aqui para ver a votação detalhada)

Nós vemos na Itália no ano que vem!


Leia também:

Montamos um júri brasileiro para escolher as melhores músicas do Eurovision 2021

O que é Eurovision? – Um guia para iniciantes

Sobre o autor

Matheus Rodrigues

Jornalista formado em 2023 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apaixonado por música, culturas diferentes, futebol e Coca Zero. Obcecado por Eurovision e pop do leste europeu. Torcedor do imenso Sport Club Internacional.
Happy
Happy
0
Sad
Sad
0
Excited
Excited
0
Sleepy
Sleepy
0
Angry
Angry
0
Surprise
Surprise
0
Facebook Comments

4 thoughts on “Itália vence o Eurovision 2021: confira os resultados detalhados da final e das semifinais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *