Tempo de leitura:2 minutos

A EBU (União de Radiodifusão Europeia) divulgou nesta segunda (31) que ao menos 183 milhões de telespectadores acompanharam a Grande Final do Eurovision 2021. Apesar do número ter aumentado em “apenas” um milhão se comparado com a última edição, a organização afirma que os números vem de 36 mercados, quatro a menos que os analisados em Tel Aviv.

O programa sexagenário de celebração do multiculturalismo europeu continua mostrando ser um sucesso de audiência e ganha com folga de outros eventos recentes com shows musicais, como o Superbowl (90 milhões*), o Oscar (9,85 milhões*) e o Grammys (8,8* milhões).

O share (porcentagem de televisões sintonizadas no programa) foi de 40,5%, representando um aumento de 4% em relação ao festival anterior e mais que do que o dobro da média registrada pelas emissoras transmissoras em horários de pico (19,4%). A EBU também revela que a edição foi um sucesso entre os mais jovens: no público de 15 a 24 anos, o share subiu 7% em relação a 2019 e representou 52% da audiência total de pessoas nessa idade durante o momento da transmissão.

Eurovision 2021 também foi sucesso na Internet

Durante a semana de festival (16 a 22 de maio), a EBU reporta que o canal no Youtube teve 50,6 milhões de visitantes únicos por 234 países e territórios. Nas redes sociais do Eurovision (Instagram, Facebook, Twitter e TikTok), o programa registrou 14 milhões de interações com os conteúdos postados, sendo 4,3 milhões deles só no último aplicativo citado.

O Facebook do festival atingiu 21 milhões de pessoas e outras 8 milhões no aplicativo vizinho, Instagram, onde as publicações foram vistas mais de 170 milhões de vezes. No Twitter, aproximadamente 5 milhões de tweets foram enviados durante a Grande Final, com mais de 80 milhões de visualizações em vídeos relacionados ao Eurovision durante a semana de shows.

Eurovision por país: Islândia segue líder em share

Aos poucos, as informações sobre a audiência de cada país durante o festival vão sendo divulgadas para o público. Entretanto, já é possível dizer que a Islândia manteve o título de maior share no festival desse ano: 99,9% das televisões ligadas no horário em que aconteceu o Eurovision estavam sintonizadas no programa.

Na Itália, país vencedor do festival com a banda Måneskin, a emissora RAI informa que a edição desse ano foi a mais vista desde o seu retorno ao festival em 2011: 4,3 milhões de telespectadores assistiram a Grande Final, com um share de 24,4%.

Para consultar dados atualizados sobre a audiência do Eurovision por país, acesse a matéria feita pelos colegas do site Escplus.

*Números da audiência doméstica dos Estados Unidos


Leia também:

Itália vence o Eurovision 2021: confira os resultados detalhados da final e das semifinais

Kolibli Analisa: o que achamos do Eurovision 2021 como um todo

Montamos um júri brasileiro para escolher as melhores músicas do Eurovision 2021

10 vezes em que o Brasil marcou presença no Eurovision

As piores músicas do Eurovision 2021

 

Sobre o autor

Matheus Rodrigues

Jornalista formado em 2023 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apaixonado por música, culturas diferentes, futebol e Coca Zero. Obcecado por Eurovision e pop do leste europeu. Torcedor do imenso Sport Club Internacional.
Happy
Happy
0
Sad
Sad
0
Excited
Excited
0
Sleepy
Sleepy
0
Angry
Angry
0
Surprise
Surprise
0
Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *