Tempo de leitura:1 minutos

O Benidorm Fest, seletiva espanhola para o Eurovision 2022, teve uma estreia inicialmente turbulenta com a vitória de Chanel Terrero, mas o desempenho da cantora em Turim conseguiu reverter a negatividade. E mais: o burburinho gerado na Espanha por todo o processo fez com que o Benidorm não só fosse renovado, mas também ampliado em diversos aspectos. A convicção parte do que foi apresentado na coletiva de imprensa realizada nesta terça (19) pela RTVE (emissora espanhola responsável pelo Eurovision no país).

Para 2023, o Benidorm passará a ter 16 canções (antes eram 13) divididas em duas semifinais que acontecerão nos dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. O show com os finalistas e o anúncio dos resultados serão realizados em um sábado, dia 4 de fevereiro. Mónica Naranjo, uma das cantoras mais bem sucedidas da Espanha, foi anunciada como apresentadora.

A semana de festividades também ganha um novo evento: a cerimônia de abertura, que será realizada no domingo anterior, 29/01. O período de inscrições será aberto nos próximos meses, indo dos dias 1° de setembro de 2022 a 10 de outubro.

Uma questão polêmica, entretanto, não muda: o formato de votação com 50% da pontuação reservada a jurados da indústria musical e 50% para o público (metade por voto direto, metade por voto demoscópico). Nacho Cano será o encarregado por supervisionar a participação dos jurados, que contará com o auxílio de Christer Bjorkman.

Com direito a Calçada da Fama

Situada no litoral mediterrâneo da Espanha, a cidade de Benidorm recebe com entusiasmo a oportunidade criada pelo festival e já começou a investir na experiência para os fãs de Eurovision que venham a visitar o local. Na mesma coletiva de imprensa, Chanel e os dançarinos que a acompanharam no festival inauguraram o Mirador de la Música, uma espécie de Calçada da Fama construída na Praia de Poniente. Nela foram colocadas duas estatuetas que replicam os troféus das versões antiga e nova do Benidorm Fest e uma estrela, disposta no chão, com o nome de Chanel e de sua música vencedora, “Slomo”.  Os próximos vencedores do festival devem receber a mesma honraria.


 

Sobre o autor

Matheus Rodrigues

Jornalista formado em 2023 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apaixonado por música, culturas diferentes, futebol e Coca Zero. Obcecado por Eurovision e pop do leste europeu. Torcedor do imenso Sport Club Internacional.
Happy
Happy
0
Sad
Sad
0
Excited
Excited
0
Sleepy
Sleepy
0
Angry
Angry
0
Surprise
Surprise
0
Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *