Tempo de leitura:1 minutos

A AVROTROS, emissora responsável pelo Eurovision nos Países Baixos (Holanda), confirmou nesta quarta (23) o retorno da nação ao festival em 2025. O possível abandono dos holandeses foi um dos tópicos mais discutidos durante o período off-season do evento, já que a participação do país terminou com a conturbada desclassificação do representante Joost Klein no dia da Grande Final.

No episódio, que ocorreu após a performance do cantor na segunda semifinal, Joost teria feito um “movimento ameaçador” na direção da câmera de uma cinegrafista após dizer, repetidamente, que não queria ser filmado. Como um inquérito policial foi aberto, a EBU (União Europeia de Radiodifusão, órgão que organiza o Eurovision) preferiu retirar o artista da competição, decisão inédita na história do festival. Em agosto, o caso foi arquivado por falta de indícios claros sobre as intenções de Klein durante o ocorrido.

A AVROTROS foi convencida, mas Joost não

Sede do primeiro festival impactado pela pandemia de Covid-19 em 2021 e com histórico recente vitorioso, a saída dos Países Baixos frustraria muito não só os planos da EBU, mas também a comunidade de fãs do evento, que iriam recordar tudo que deu errado durante o conturbado Eurovision 2024. A AVROTROS deu uma segunda chance para a competição após receber a garantia de mudanças significativas, como a nomeação de um diretor geral e um gerente de segurança, a criação de “espaços seguros” aos artistas (sem filmagens) e um gabinete a ser acionado em caso de crise, que contará com maior participação das emissoras envolvidas.

Joost Klein foi convidado a retornar ao festival em 2025, mas declinou a proposta. Com isso, os Países Baixos divulga para gravadoras e artistas interessados um e-mail destinado ao recebimento de propostas “autênticas e competitivas”, que devem ser enviadas até o dia 22 de novembro.


Leia também

Eurovision 2024 em números: 163 milhões de telespectadores assistiram à edição

Eurovision 2025: Basileia é escolhida para sediar o evento

Sobre o autor

Matheus Rodrigues

Jornalista formado em 2023 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apaixonado por música, culturas diferentes, futebol e Coca Zero. Obcecado por Eurovision e pop do leste europeu. Torcedor do imenso Sport Club Internacional.
Happy
Happy
0
Sad
Sad
0
Excited
Excited
0
Sleepy
Sleepy
0
Angry
Angry
0
Surprise
Surprise
0
Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *