Os irmãos Dmitry e Vladimir Karyakin, fundadores do grupo Litesound, foram presos nesta quinta (13) pelas Forças de Segurança de Belarus na capital Minsk. O motivo da detenção seria a participação deles em protestos antirregime de 2020 e um comício da opositora Svetlana Tikhanovskaya. Durante a captura feita pelos policiais, também teriam sido encontradas armas e munições não registradas em posse do pai dos músicos. As informações são do portal bielorrusso Belsat.
A banda Litesound é conhecida pelos fãs de Eurovision por conta de sua participação no festival em 2012, que foi sediado em Baku no Azerbaijão. O grupo representou Belarus na competição com a música “We Are The Heroes”, mas não obteve sucesso, finalizando na 16° posição da Segunda Semifinal.
Sobre Belarus
Vizinha de Rússia e Ucrânia, Belarus é reconhecida pela imprensa internacional como “a última ditadura da Europa”. Alexander Lukashenko lidera o país há 28 anos com vitórias em eleições questionadas mundialmente, como a última em 2020, e costuma prender opositores. Desde a invasão russa na Ucrânia realizada neste ano, Lukashenko estreitou ainda mais seu relacionamento com Putin e tem auxiliado o país em sua “operação especial”.
Leia também:
Ucrânia anuncia retirada de título honorário a artistas coniventes com as agressões russas
Liverpool será a cidade-sede do Eurovision 2023
Com impactos da Guerra na Ucrânia, Eurovision 2022 registra 161 milhões de telespectadores