Tempo de leitura:4 minutos

Nesta família muito unida (e também muito ouriçada) formada pelos eventos com o Eurovision no nome, a competição feita com crianças e adolescentes cantores é a segunda mais popular. Sabia da existência dela – ou indo mais longe, que ela vai acontecer no próximo domingo (19)? O Kolibli vai responder todas as suas dúvidas relacionadas ao Junior Eurovision 2021 e ainda apresentar as músicas do festival. Bora lá?

Eu não sei nem o que é Eurovision! Do que se trata?

O Eurovision Song Contest é uma competição musical que ocorre anualmente desde 1956 (com a exceção de 2020 por conta do estágio inicial da pandemia de Covid-19). Entre 170 e 200 milhões de pessoas param tudo que estão fazendo durante uma semana de maio para acompanhar o espetáculo televisivo.

E como funciona? Países europeus (com algumas exceções) enviam uma música original de até 3 minutos que é performada ao vivo em semifinais e uma final. A definição dos classificados, e posteriormente, do vencedor do festival é feita 50% por meio de voto do público e 50% por meio do voto de um corpo de jurados de cada país. O resultado destas duas votações é transformada em pontos (1 a 8, depois 10 e 12) e as nações atribuem cada um deles entre si. Ganha quem somar mais e ao país campeão recebe o direito de sediar o festival no ano seguinte.

Em 2021, o grupo italiano Måneskin abalou a Europa com a música “Zitti E Buoni” e venceu o Eurovision com 524 pontos. Por conta disso, a Itália sediará o festival em 2022 e confirmou Turim como a sede da próxima edição.

Ainda tá meio difícil de entender…

Eu sei, pode ser complicado para iniciantes pois resumir tudo em poucas linhas é muito difícil. Mas não se preocupe: o Kolibli fez no início do ano um super guia para quem entende absolutamente nada sobre o Eurovision. Se você já sabe algo ou é fã do festival, manda esse link pros amigos que ficam boiando quando esse assunto surge na conversa.

E como funciona o Junior Eurovision? O Junior é idêntico ao Eurovision dos adultos ou não?

A versão “só para baixinhos” tem um formato quase idêntico, mas conta com diferenças importantes. A primeira é a óbvia mudança na faixa de idade: só são permitidos cantores que têm 8 a 14 anos formados no dia do festival. Na versão adulta, entram artistas dos 16 anos para cima.

Também ao contrário da competição alternativa, o país vencedor não é “obrigado” a sediar o festival seguinte. A medida, segundo a EBU, é para evitar que os jovens cantores sintam tanta pressão durante o festival. Entretanto, desde 2019 o evento tem sido recebido pelos vencedores do ano anterior. Em 2021, a atual campeã França sediará o festival em Paris, no espaço La Seine Musicale.

Outra grande diferença é a votação. No Junior Eurovision, todos podem participar da votação (isso inclui brasileiros) e os pontos são distribuídos de forma proporcional aos países. Por exemplo, se a canção da Espanha tiver 40% dos votos do público, ela leva 40% dos pontos disponíveis para a votação popular. Assim como no Eurovision, 50% dos pontos são decididos pelos telespectadores e 50% pelo júri especializado de cada país.

Mais uma distinção: o voto pode ser feito antes do festival começar – algo que não acontece no Eurovision principal – e se dá por meio de duas etapas. A primeira janela começou nesta sexta-feira e vai até as 11h59min de domingo – um minutinho antes do início do programa. A segunda janela (aí sim como manda o figurino do festival tradicional) abre após a apresentação de todas as canções e dura 15 minutos. Você pode votar por meio deste link, mas conheça as músicas antes, viu!.

Quantos e quais países estão participando? Onde posso ouvir as músicas?

Teremos 19 países no Junior Eurovision 2021.
São eles:

  1. Albânia
  2. Alemanha
  3. Armênia
  4. Azerbaijão
  5. Bulgária
  6. Cazaquistão (país convidado)
  7. Espanha
  8. França (país-sede)
  9. Geórgia
  10. Irlanda
  11. Itália
  12. Macedônia do Norte
  13. Malta
  14. Países Baixos
  15. Polônia
  16. Portugal
  17. Rússia
  18. Sérvia
  19. Ucrânia

Você pode ouvir as músicas participantes pelo Youtube ou pela playlist no Spotify que o Kolibli montou!

Quando vai rolar o Junior Eurovision e como faço para assistir?

O Junior Eurovision 2021 começa a partir do meio-dia de domingo, 19/12, no horário de Brasília.

Quem mora no Brasil só consegue assistir a transmissão pelo canal oficial do Junior Eurovision no Youtube.

Residentes em um dos países participantes também podem assistir ao festival pela televisão (veja a lista de canais).

E a Covid-19?

Assim como no Eurovision 2021, o espetáculo conta uma série de protocolos que incluem o isolamento das delegações nas chamadas “bolhas sanitárias”. Em caso de teste positivo para Covid-19 por algum dos artistas – e assim, impossibilidade de estar presencialmente no espaço La Seine Musicale – será veiculado ao vivo um videoclipe oficial da música. Pelo receio da nova variante Omicron, a EBU e a emissora organizadora France Télévisions restringiram a presença de público apenas para o show principal, que deve seguir as regras estabelecidas pelo governo francês.


Leia também:

O que é Eurovision? – Um guia para iniciantes

Criamos uma playlist em homenagem aos 30 anos de independência da Ucrânia

Resenhas Curtas: Agnes, Luisa Sonza, Zivert e Lorde

Sobre o autor

Matheus Rodrigues

Jornalista formado em 2023 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apaixonado por música, culturas diferentes, futebol e Coca Zero. Obcecado por Eurovision e pop do leste europeu. Torcedor do imenso Sport Club Internacional.
Happy
Happy
0
Sad
Sad
0
Excited
Excited
0
Sleepy
Sleepy
0
Angry
Angry
0
Surprise
Surprise
0
Facebook Comments

2 thoughts on “Junior Eurovision 2021: saiba como funcionará o festival e conheça as músicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *