O Junior Eurovision, versão eurovisiva com crianças e adolescentes que ocorre todo fim de ano, vai ser transmitida no próximo domingo (26) às 12h (horário de Brasília). O evento, que completa 20 anos em 2023, será sediado em Nice, França, após a vitória de Lissandro e sua “Oh maman!”.
A edição deste ano conta com 16 participantes. Confira as entradas, já em ordem de apresentação:
- Espanha
- Malta
- Ucrânia
- Irlanda
- Reino Unido
- Macedônia do Norte
- Estônia
- Armênia
- Polônia
- Geórgia
- Portugal
- França
- Albânia
- Itália
- Alemanha
- Holanda
O JESC 2023 destaca-se pela estreia da Estônia na competição e pelo retorno da Alemanha após ausência no ano anterior. Essa edição também é marcada pela saída do Cazaquistão, que competia desde 2018, e da Sérvia, na ativa desde 2014. Por fim, é a primeira vez que não há um artista solo masculino na competição: todos os meninos fazem partes de duos (Holanda) ou grupos (Geórgia).
No Junior Eurovision, os concorrentes precisam ter de 9 a 14 anos, e pelo menos 60% da canção precisa ser cantada em uma das línguas oficiais do país. Por causa disso, é possível escutar músicas em idiomas não tão cantados no concurso original (como o irlandês ou o maltês).
O sistema de pontuação é semelhante ao do Eurovision: 50% júri, 50% televoto, com ambas as partes usando o sistema de 12 pontos (12 pontos para a canção mais bem avaliada, 10 para a segunda mais bem avaliada, 8 para a terceira mais avaliada e assim por diante). No entanto, diferentemente do concurso para adultos, a votação do público é feita exclusivamente pelo site do Junior Eurovision – e é de graça!
Mas e o Brasil? Podemos votar?
SIM! É possível votar de qualquer lugar do mundo. Inclusive, ao contrário do ESC, países participantes podem, sim, votar no próprio país.
O processo é dividido em duas partes:
- A partir desta sexta-feira (24), às 16h BRT, será possível votar no site (através desse link). Após assistir ao recap das canções concorrentes, pode-se escolher três músicas para votar. O prazo é até domingo (26), às 11h59 BRT.
- Após todas as canções terem sido apresentadas no show, a votação abre novamente e é possível votar, outra vez, em três países. Os espectadores terão até 15 minutos para fazer suas escolhas e enviar seus votos.
Onde assistir?
Assim como o Eurovision, o JESC será transmitido pelo Youtube! Para assistir, é só clicar no vídeo abaixo na hora do show. Você pode também acompanhar a cobertura do Kolibli no Twitter/X. Estaremos online para comentar a respeito do festival desde o início da transmissão.
Enquanto domingo não chega, que tal escutar todas as canções concorrentes no Spotify?
Leia também
Junior Eurovision 2021: saiba como funcionará o festival e conheça as músicas
Com o cantor Slimane, França divulga a primeira música do Eurovision 2024
ESC 250: votação anual para eleger as melhores músicas do Eurovision está aberta