Para estrear a seção Kolibli Recomenda, onde colocaremos álbuns e músicas recentes que ganharam a nossa humilde aclamação, destacamos “Bestseller”, dueto feito pelo cantor ucraniano Max Barskih e a cantora russa Zivert. A canção, lançada na última sexta-feira (19), é a primeira colaboração entre os dois artistas e a primeira de Barskih em um single dessa magnitude em muitos anos, já que o cantor não costuma fazer participações – e quando fez, passaram despercebidas.
O que torna “Bestseller” um grande acerto é justamente ser um bom feijão com arroz. Apesar de parecer uma crítica sutil dizer isso, não é bem assim. Em termos de produção, a música não apresenta muitas diferenças em relação ao que Barskih tem feito desde o álbum “Tumany” (2016) e muito menos pelo que Zivert tem apresentado em sua curta carreira, que foi alavancada pelo grande projeto “Vinyl #1” (2019). É o mesmo pop russo que toca nas rádios do Leste Europeu há um bom tempo, mesclando dance-pop, house e outras sonoridades semelhantes, e que, a esse ponto, é praticamente um gênero próprio, mas isso não significa que “Bestseller” deixa de ser boa.
Muito pelo contrário: presenciar Max Barskih e Zivert em uma canção como essa é praticamente como ver dois craques em campo durante uma partida de futebol. Nós sabemos que ambos podem entregar qualidade e foi isso o que aconteceu. Zivert, em especial, mais uma vez encaixou bem em uma música neste estilo, já que seus vocais parecem vir de alguma cantora famosa dos anos 80, dando o tom que “Bestseller” demanda. A constante nostalgia sonora dos sucessos feitos na Rússia e na Ucrânia é, então, atingida com sucesso, mas a canção não deixa de pisar na modernidade, já que a letra que tenta evocar o sentimento de solidão nos tempos atuais. As inserções de partes em inglês na música, algo que Barskih tem feito após o lançamento do seu último álbum (“1990”, 2019) – e já rotineiro nas canções de Zivert – parece um esforço do cantor em internacionalizar o pop russo da mesma forma que o K-pop faz, mas com grandes distinções.
Não podemos deixar de destacar o excelente clipe para “Bestseller”, que também teve a participação de um craque cinematográfico: Alan Badoev. Facilmente um dos melhores diretores da atualidade, Badoev mais uma vez oferece um videoclipe de concepção visual distinta e capaz de encher os olhos de qualquer um. Utilizando a estética cyberpunk em um local desértico, o diretor criou a atmosfera perfeita para Max Barskih e Zivert, que brilharam em uma coreografia robótica que busca passar a impressão de que os dois estão programados eletronicamente para isso.
One thought on “Kolibli Recomenda: “BESTSELLER” – Max Barskih & Zivert”