No fim do ano passado, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) anunciou que a votação do festival Eurovision está aberta para o mundo todo (e sendo assim, para o Brasil também). Esta é a primeira vez na história em que a EBU estende o direito de voto a países não-participantes. Com o festival iniciando nesta terça (09), fizemos um post contando como você pode fazer sua voz ser ouvida no evento.
Como vai funcionar?
De acordo com a EBU, as mudanças continuam unindo voto do público e um júri especializado, mas agora de uma maneira diferente. Os votos dos telespectadores de todos os países não-participantes serão somados e valerão como um só. Entretanto, não teremos somatória do júri deste grupo, que seguirá restrita às nações participantes. Isso promoverá um leve desequíbrio nas proporções de responsabilidade pelos resultados (agora será aproximadamente 50,7% para o público e 49,3% para o júri).
Outra mudança que promete colocar ainda mais peso no voto dos países não-participantes é a regra de 100% de utilização do televoto para definir os resultados das semifinais. Se antes tinhamos nenhuma representatividade, agora os não-participantes contam com aproximadamente 5% de participação nas pontuações das semifinais e 1,33% na Grande Final.
Onde votar e quanto custa?
Você pode participar através do site www.esc.vote e emitir múltiplos votos em qualquer música (máximo de 20 no total). Depois, será direcionado para uma tela de pagamento onde poderá selecionar seu método de pagamento (cartão de crédito) para a quantidade de votos emitidos. Cada voto custa 0,99 centavos de Euro (R$5,51 na cotação de 08/05/2023) + taxas (o site do oficial do Eurovision cita a VAT, mas muito provavelmente teremos apenas o IOF no Brasil). É necessário ser maior de 18 para participar.
Vale ressaltar que você só pode usar um tipo de pagamento por show (ou seja, um cartão) e ele não pode ter sido emitido em um país participante.
Leia também
Eurovision 2023: onde assistir, datas, horários e como ouvir as músicas
Eurovision 2023: participe do Conselho Eurovisivo e vote em suas músicas favoritas