⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para simular como seria caso o Brasil estivesse participando no Eurovision 2023, o Kolibli criou o Conselho Eurovisivo. A iniciativa buscou recriar todo o formato do festival e convidou o público e jurados a bolarem um top 10 para o nosso país. A votação popular foi um verdadeiro sucesso, contando com aproximadamente 72 mil votos em apenas uma semana.
Leia também: Regras do Conselho Eurovisivo
Na simulação, a Finlândia do rapper Käärijä venceu tanto o televoto quanto o júri, recebendo 12 pontos dos dois grupos. Confira a seguir os resultados detalhados.
Somatório geral
(televoto brasileiro + júri brasileiro)
- 🇫🇮 Finlândia: Käärijä – “Cha Cha Cha” (24 pontos)
- 🇫🇷 França: La Zarra – “Évidemment” (17 pontos)
- 🇦🇹 Áustria: Teya & Salena – “Who The Hell Is Edgar?” (16 pontos)
- 🇪🇸 Espanha: Blanca Paloma – “Eaea” (12 pontos)
- 🇸🇮 Eslovênia: Joker Out – “Carpe Diem” (10 pontos)
- 🇲🇩 Moldávia: Pasha Parfeni – “Soarele şi Luna” (7 pontos)
- 🇬🇧 Reino Unido: Mae Muller – “I Wrote A Song” (6 pontos)
- 🇮🇪 Irlanda: Wild Youth – “We Are One” (5 pontos)
- 🇸🇪 Suécia: Loreen – “Tattoo” (5 pontos)
- 🇵🇹 Portugal: Mimicat – “Ai Coração” (4 pontos)
- 🇮🇱 Israel: Noa Kirel – “Unicorn” (3 pontos)
- 🇱🇻 Letônia: Sudden Lights – “Aijā” (2 pontos)
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia): Vesna – “My Sister’s Crown” (3 pontos)
- 🇩🇰 Dinamarca: Reiley – “Breaking My Heart” (1 ponto)
- 🇳🇴 Noruega: Alessandra – “Queen of Kings” (1 ponto)
Top 10 – Televoto brasileiro
- 🇫🇮 Finlândia: Käärijä – “Cha Cha Cha” (12 pontos)
- 🇪🇸 Espanha: Blanca Paloma – “Eaea” (10 pontos)
- 🇦🇹 Áustria: Teya & Salena – “Who The Hell Is Edgar?” (8 pontos)
- 🇫🇷 França: La Zarra – “Évidemment” (7 pontos)
- 🇸🇮 Eslovênia: Joker Out – “Carpe Diem” (6 pontos)
- 🇮🇪 Irlanda: Wild Youth – “We Are One” (5 pontos)
- 🇵🇹 Portugal: Mimicat – “Ai Coração” (4 pontos)
- 🇮🇱 Israel: Noa Kirel – “Unicorn” (3 pontos)
- 🇱🇻 Letônia: Sudden Lights – “Aijā” (2 pontos)
- 🇩🇰 Dinamarca: Reiley – “Breaking My Heart” (1 ponto)
Top 10 – júri brasileiro
- 🇫🇮 Finlândia: Käärijä – “Cha Cha Cha” (12 pontos)
- 🇫🇷 França: La Zarra – “Évidemment” (10 pontos)
- 🇦🇹 Áustria: Teya & Salena – “Who The Hell Is Edgar?” (8 pontos)
- 🇲🇩 Moldávia: Pasha Parfeni – “Soarele şi Luna” (7 pontos)
- 🇬🇧 Reino Unido: Mae Muller – “I Wrote A Song” (6 pontos)
- 🇸🇪 Suécia: Loreen – “Tattoo” (5 pontos)
- 🇸🇮 Eslovênia: Joker Out – “Carpe Diem” (4 pontos)
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia): Vesna – “My Sister’s Crown” (3 pontos)
- 🇪🇸 Espanha: Blanca Paloma – “Eaea” (2 pontos)
- 🇳🇴 Noruega: Alessandra – “Queen of Kings” (1 ponto)
Resultados detalhados
Votos recebidos (72.577)
- Finlândia 🇫🇮: Käärijä – “Cha Cha Cha” – 15368 votos (21.17%)
- Espanha 🇪🇸: Blanca Paloma – “Eaea” – 10321 votos (14.21%)
- Áustria 🇦🇹: Teya & Salena – “Who The Hell Is Edgar?” – 9898 votos (13.62%)
- França 🇫🇷: La Zarra – “Évidemment” – 7288 votos (10.05%)
- Eslovênia 🇸🇮: Joker Out – “Carpe Diem” – 7073 votos (9.75%)
- Irlanda 🇮🇪: Wild Youth – “We Are One” – 6649 votos (9.16%)
- Portugal 🇵🇹: Mimicat – “Ai Coração” – 3398 votos (4.68%)
- Israel 🇮🇱: Noa Kirel – “Unicorn” – 2337 votos (3.22%)
- Letônia 🇱🇻: Sudden Lights – “Aijā” – 2099 votos (2.89%)
- Dinamarca 🇩🇰: Reiley – “Breaking My Heart” – 1579 votos (2.18%)
- Reino Unido 🇬🇧: Mae Muller – “I Wrote A Song” – 1543 votos (2.13%)
- Suécia 🇸🇪: Loreen – “Tattoo” – 1333 votos (1.84%)
- Estônia 🇪🇪: Alika – “Bridges” – 800 votos (1.10%)
- Noruega 🇳🇴: Alessandra – “Queen of Kings” – 467 votos (0.64%)
- Grécia 🇬🇷: Victor Vernicos – “What They Say” – 424 votos (0.58%)
- Armênia 🇦🇲: Brunette – “Future Lover” – 391 votos (0.54%)
- Azerbaijão 🇦🇿: TuralTuranX – “Tell Me More” – 298 votos (0.41%)
- Lituânia 🇱🇹: Monika Linkytė – “Stay” – 231 votos (0.32%)
- Itália 🇮🇹: Marco Mengoni – “Due Vite” – 215 votos (0.30%)
- Malta 🇲🇹: The Busker – “Dance (Our Own Party)” – 125 votos (0.17%)
- Geórgia 🇬🇪: Iru – “Echo” – 101 votos (0.14%)
- Sérvia 🇷🇸: Luke Black – “Samo Mi Se Spava” – 83 votos (0.11%)
- Suíça 🇨🇭: Remo Forrer – “Watergun” – 71 votos (0.10%)
- República Tcheca (Chéquia) 🇨🇿: Vesna – “My Sister’s Crown” – 69 votos (0.09%)
- Albânia 🇦🇱: Albina & Familja Kelmendi – “Duje” – 67 votos (0.09%)
- Moldávia 🇲🇩: Pasha Parfeni – “Soarele şi Luna” – 56 votos (0.08%)
- Holanda (Países Baixos) 🇳🇱: Mia Nicolai & Dion Cooper – “Burning Daylight” – 55 votos (0.08%)
- Alemanha 🇩🇪: Lord of the Lost – “Blood & Glitter” – 54 votos (0.07%)
- Croácia 🇭🇷: Let 3 – “Mama ŠČ!” – 44 votos (0.06%)
- Austrália 🇦🇺: Voyager – “Promise” – 25 votos (0.03%)
- San Marino 🇸🇲: Piqued Jacks – “Like An Animal” – 25 votos (0.03%)
- Romênia 🇷🇴: Theodor Andrei – “D.G.T. (Off and On)” – 19 votos (0.03%)
- Bélgica 🇧🇪: Gustaph – “Because Of You” – 18 votos (0.02%)
- Chipre 🇨🇾: Andrew Lambrou – “Break a Broken Heart” – 15 votos (0.02%)
- Polônia 🇵🇱: Blanka – “Solo” – 14 votos (0.02%)
- Ucrânia 🇺🇦: TVORCHI – “Heart Of Steel” – 12 votos (0.02%)
- Islândia 🇮🇸: Diljá – “Power” – 12 votos (0.02%)
Média de posição dos países no top 37 dos jurados
- 🇫🇮 Finlândia 4,06
- 🇫🇷 França 6,25
- 🇦🇹 Áustria 7,38
- 🇲🇩 Moldávia 9,94
- 🇬🇧 Reino Unido 10,38
- 🇸🇪 Suécia 10,81
- 🇸🇮 Eslovênia 11,13
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia) 12,13
- 🇪🇸 Espanha 13,69*
- 🇳🇴 Noruega 13,69
- 🇷🇸 Sérvia 13,75
- 🇱🇻 Letônia 14,94
- 🇬🇪 Geórgia 15,19
- 🇵🇹 Portugal 15,31
- 🇮🇱 Israel 15,44
- 🇦🇲 Armênia 16,88
- 🇮🇹 Itália 18,94
- 🇩🇪 Alemanha 19,31
- 🇦🇱 Albânia* 20,06
- 🇱🇹 Lituânia 20,06
- 🇧🇪 Bélgica 21
- 🇲🇹 Malta 21,25
- 🇪🇪 Estônia 21,88
- 🇦🇺 Austrália 22,06
- 🇮🇸 Islândia 22,69
- 🇨🇾 Chipre 23,13
- 🇨🇭 Suíça 23,88
- 🇺🇦 Ucrânia 24,06
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos) 25,38
- 🇵🇱 Polônia 25,44
- 🇭🇷 Croácia 25,75
- 🇩🇰 Dinamarca 26,31
- 🇦🇿 Azerbaijão 29,5
- 🇮🇪 Irlanda 29,63
- 🇬🇷 Grécia 29,81
- 🇸🇲 San Marino 30,44
- 🇷🇴 Romênia 31,5
*Como acontece no Eurovision, o desempate dos países em asteriscos foi feito levando em conta quem recebeu a maior posição em um ranking individual dos jurados.
Rankings individuais
Pedro Beija - Recife/PE
Jornalista – Folha de Pernambuco
- 🇪🇸 Espanha
- 🇸🇪 Suécia
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇦🇹 Áustria
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇮🇹 Itália
- 🇫🇷 França
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇮🇱 Israel
- 🇦🇺 Austrália
- 🇨🇾 Chipre
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇮🇸 Islândia
- 🇲🇹 Malta
- 🇭🇷 Croácia
- 🇵🇹 Portugal
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇸🇲 San Marino
- 🇦🇱 Albânia
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇱🇻 Letônia
- 🇪🇪 Estônia
- 🇨🇭 Suíça
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇬🇷 Grécia
- 🇵🇱 Polônia
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇷🇴 Romênia
Espanha – Excelência total. Música, interpretação, cenário, balé, luzes, tudo tá no mais alto nível que podia ser apresentado. Não há outra proposta no ESC23 que tenha tudo isso em tão bom nível.
Suécia – A única proposta que chega perto do que a Espanha tem apresentado. Loreen se impõe por tudo que é, não apenas por já ter vencido um Eurovision. Tattoo é uma excelente música, pronta para furar a bolha, mas o que pesa, para mim, é não ser algo totalmente original como é Eaea. A música te passa uma sensação de ‘já ouvi isso em algum lugar’ algumas vezes e isso é um problema. Além disso, Loreen tem escorregado muito nos vocais desde o Melodifestivalen.
Finlândia – Käärijä é muito carismático e divertido, mas isso sozinho não ganha um Eurovision. O caos de Chachacha parece limitado a agradar o televoto, mas é uma proposta válida e ousada. Mesmo assim, a proposta não tem a força suficiente pra brigar com Eaea e Tattoo, que estão de fato em outra prateleira.
Bélgica – Para mim é a grande surpresa dessa edição e prova a diferença que faz o bom gosto nas escolhas de palco e figurino. O que poderia estragar uma música divertida, teve o efeito contrário, potencializou tudo. O uso do excelente clipe no telão, a manutenção das três vocalistas e o voguing com tudo no palco até aqui prendem muito a atenção.
Áustria – O top 10 já era necessário para as austríacas desde o lançamento da música, pela ideia ótima de falar sobre um tema tão importante dessa forma. Pelo que vi das apresentações ao vivo, as duas tem cantado super bem e o palco nos ensaios pro ESC tá bem bonito e favorece a canção. Pelo conjunto da obra, merece um top 5.
Eslovênia – Mandar um rock para o Eurovision te obriga a fazer isso bem feito. Qualquer escorregada, fica estranho ou caricato demais. O Joker Out vai cumprindo tudo que se espera desse tipo de proposta. Tem carisma, dominam o palco e as câmeras, uma música que pega na cabeça. Tem gente por aí que tá até hoje tentando achar uma dessas coisas.
Chéquia – Das músicas, é a terceira melhor. O problema é levar tudo aquilo do clipe para o palco. Das preparties até o Esc, de fato muita coisa melhorou no palco e na performance, mas ainda falta força em alguns momentos importantes da canção. No mais, ótima surpresa.
Itália – A proposta de Marco Mengoni é fácil e funciona, mas desde o início era feita para não ganhar e ficar entre o top 10 é o melhor possível.
França – Desde o começo, comemorei a escolha francesa por La Zarra, por ser algo condizente com o mercado francês atual. A música funciona muito, com o ar de diva que La Zarra impõe, e o palco de muito bom gosto. Apesar disso, não tem força suficiente para ir mais além.
Alemanha – A proposta alemã surpreendeu primeiro por ser boa, e segundo por ser algo rock/metal. É importante ter esse tipo de proposta sendo bem executada. A música não é tão forte para mais que o top 10, mas tem um refrão marcante e uma apresentação bonita e de Bom gosto.
Leonardo Azevedo - São Bernardo do Campo/SP
Jornalista e colaborador no Kolibli
- 🇪🇸 Espanha
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇫🇷 França
- 🇮🇹 Itália
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇬🇷 Grécia
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇱🇻 Letônia
- 🇵🇹 Portugal
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇭🇷 Croácia
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇸🇪 Suécia
- 🇵🇱 Polônia
- 🇦🇹 Áustria
- 🇪🇪 Estônia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇦🇺 Austrália
- 🇮🇸 Islândia
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇦🇱 Albânia
- 🇨🇭 Suíça
- 🇮🇱 Israel
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇲🇹 Malta
- 🇳🇴 Noruega
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇷🇴 Romênia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇸🇲 San Marino
#1 Espanha – Blanca Paloma – EAEA
Blanca já tinha em “Secreto de Água” uma das minhas músicas favoritas na temporada passada (quando ficou pelo caminho em um forte Benidorm Fest), mas esse ano sua carreira foi catapultada ao grande palco de Liverpool quando venceu o festival que marca a ressurreição da Espanha no Eurovision. Descrita como uma celebração ao poder e força de sua ancestralidade feminina, “Eaea” poderia, salvo todo o tom melancólico que a envolve, ser a ode perfeita da artista à sua avó que já se foi. A letra, que soa como um chamado ao passado, é repleta de referências à infância, juventude e história dela com sua antecessora que, combinadas às inspirações culturais flamencas – no que diz respeito a sua melodia e identidade como entrada – credencia, pelo segundo ano consecutivo, a Espanha como forte candidata ao título. O título da música, que remete ao som emitido em canções de ninar, me leva como ouvinte a viajar por três minutos da história de vida de uma artista que, ao que parece, ainda tem muito a nos oferecer.
#2 Finlândia – Käärijä – Cha Cha Cha
Esse ano marca a terceira edição em sequência que a Finlândia entrega uma final nacional que, aos olhos de quem as acompanha, aparentava ter um nível mais alto que o próprio Eurovision. Em 2023, porém, ao contrário dos anos que antecederam, o país resolveu ousar mais do que na bem sucedida “Dark Side” de 2021 e na controversa “Jezebel”, do ano passado. “Cha Cha Cha” mistura ritmos sem ter medo de soar piegas ou uma colcha de retalhos musical, e consegue fazer isso com uma maestria muito louvável. Chega a Liverpool com status de favoritíssima (junto a uma Loreen quase erguida ao posto de santidade, à essa altura) e, em minha opinião, tem todas as credenciais para se sagrar a grande vencedora do festival.
#3 França – La Zarra – Évidemment
A França vem desde 2016 (com exceção do Eurovision 2020, aquele que “foi sem nunca ter sido”) buscando justificar dentro do palco o seu status de grande. De lá para cá foram apenas dois top 10, mas inúmeros sucessos e canções que cercaram muito de perto a lista dos melhores de cada edição. O país conseguiu emplacar nomes na indústria fonográfica continental por meio da competição, tais quais Amir, Madame Monsieur e Bilal Hassani (além da inquestionável vice-campeã Barbara Pravi, já relativamente popular no país à época). Esse ano a estatal decidiu abrir mão da sua final nacional dos últimos anos (que, a propósito, não vinha fazendo feio) para dar nome a uma artista que, desde seu anúncio, vinha fazendo valer o seu voto de confiança. O resultado não tinha como ser outro. “Évidemment” é a cara de sua intérprete e de tudo que ela já apresentou aos seus ouvintes mais assíduos, além de representar com exatidão a França dos últimos sete anos: moderna, ousada, sem medo de arriscar, mas sem deixar de lado o tradicional toque francês que coroa um dos países mais fortes do festival. Se terminar fora do top 5, será uma grande surpresa.
#37 San Marino – Piqued Jacks – Like An Animal
Não consigo nem me importar o suficiente a ponto de conseguir uma justificativa para esse último posto. “Like An Animal” é chata, tem vocais que em nada me agradam, é repetitiva e parece feita às pressas para um país que, ano após ano, demonstra estar cada vez mais desinteressado no festival. Analisando bem, é a cara de San Marino no Eurovision: completamente medíocre, desinteressante e inofensivo.
Bônus (negativo) para a final nacional, o imenso e interminável “Una Voce Per San Marino”. É inconcebível que, de quase 100 entradas e em uma semana inteira de shows, essa tenha sido a melhor opção.
Henrique Silveira (@riqueziito) - Joinville/SC
Eurofã hardcore
- 🇱🇻 Letônia
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇦🇹 Áustria
- 🇮🇱 Israel
- 🇫🇷 França
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇦🇱 Albânia
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇵🇹 Portugal
- 🇸🇪 Suécia
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇨🇾 Chipre
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇬🇷 Grécia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇸🇲 San Marino
- 🇲🇹 Malta
- 🇭🇷 Croácia
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇦🇺 Austrália
- 🇪🇪 Estônia
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇷🇴 Romênia
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇨🇭 Suíça
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇮🇹 Itália
- 🇮🇸 Islândia
- 🇵🇱 Polônia
Antes de tudo, fico muito feliz com o convite para integrar o corpo de júri. Sou um grande admirador do Kolibli e espero que receba muito mais reconhecimento. Abaixo, um pouco sobre cada música do meu Top 10 do Eurovision 2023.
10° Lugar (1 ponto): Blanca Paloma – EaEa 🇪🇸 Blanca é uma vocalista e uma performer fantástica. O staging é belo e deve ajudar em Liverpool.
9° Lugar (2 pontos): Pasha Parfeni – Soarele si Luna 🇲🇩 Tradicional e intenso, duas características que juntas me seduzem no festival.
8° Lugar (3 pontos): Albina and Familia Kelmendi – Duje 🇦🇱 Essa me atraiu desde a sua “vitória” no FiK. Vocais poderosos, belo storytelling sendo contado de forma cultural.
7° Lugar (4 pontos): Joker Out – Carpe Diem 🇸🇮 Essa confesso que pegou mais pelo carisma do que pela música em si. Impossível não amar o conteúdo dos meninos da banda. Mas obviamente, continua sendo uma música incrível.
6° Lugar (5 pontos): Mae Muller – I Wrote a Song 🇬🇧 Produção impecável, música chiclete e o palco parece ser muito interessante. Estou viciado e encantado!
5° Lugar (6 pontos): La Zarra – Évidemment 🇫🇷 Dona do melhor palco da final, além do que sabemos de todo seu talento. A música é impecável.
4° Lugar (7 pontos): Noa Kirel – Unicorn 🇮🇱 Não gostava da música logo de início, mas fui convencido de que, mesmo com tantos trechos que não se encaixavam, a menina é um poço de talento e prova ser uma das melhores artistas da Europa
3° Lugar (8 pontos): Teya & Salena – Who the Hell is Edgar? 🇦🇹 O maior ato da Crystal Ball ESC. As meninas são um poço de carisma e ambas tem ótimo controle vocal. A música? Uma experiência incrível.
2° Lugar (10 pontos): Käärijä – Cha Cha Cha 🇫🇮 Um dos grandes presentes que o UMK nos deu esse ano. Diferente de tudo que já passou pelo palco do maior festival do mundo, será que o querido consegue levar o troféu pra casa?
🥇 1° Lugar (12 pontos): Sudden Lights – Aijā Quem me acompanha nas redes sociais já deve saber o quanto essa música me pega. O significado da letra, a intensidade do instrumental, a forma com que o vocalista do grupo externa um pedido discreto de ajuda para combater suas crises emocionais e psicológicas. Tudo nessa música soa muito certo nos meus ouvidos, mas infelizmente eu sei é que nossa grande briga será para passar para a grande final.
Ana Raquel Romeu - Fortaleza/CE
Jornalista freelancer e colaboradora no Kolibli
- 🇦🇹 Áustria
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇪🇸 Espanha
- 🇱🇻 Letônia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇮🇱 Israel
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇫🇷 França
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇵🇹 Portugal
- 🇦🇺 Austrália
- 🇦🇱 Albânia
- 🇲🇹 Malta
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇸🇪 Suécia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇮🇸 Islândia
- 🇭🇷 Croácia
- 🇵🇱 Polônia
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇸🇲 San Marino
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇪🇪 Estônia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇮🇹 Itália
- 🇷🇴 Romênia
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇨🇭 Suíça
- 🇬🇷 Grécia
Sobre 2023… BEJBA… it’s kinda kreyzah…….. eu acho que é um ano com muito 7/10 que começou bem ruim e depois foi melhorando. Ou, de certa forma, me acostumando. Não é um 2021 da vida, mas não é um ano trágico – ao menos as músicas me interessam mais que as de 2015, 2017 e 2020? E as músicas ruins não são extremamente tenebrosas, só tenebrosas!!!!
Dito isso, essas três estão em outro patamar pra mim:
Áustria – Levando em conta que BITI ZDRAVA foi meu primeiro lugar ano passado, não é surpresa que a dupla poe poe poe está no topo esse ano. Uma música crítica com referências emblemáticas da cultura pop e conceito mais camp tm? A resposta é sim! Eu tenho certeza que a dupla austríaca irá revolucionar a literatura e consumo de livros que nem a minha xará sérvia revolucionou o sistema de saúde!!!!!!
Finlândia – Muito bom ver um PARTY METAL em minha telinha!!!! Eu prefiro a primeira parte da música à segunda, mas as duas são perfeitas e complementares. O visual memorável, a letra contagiante, o carisma do Käärijä… se ganhar, vai ser, com folga, meu vencedor favorito desde Jamala, ou até mesmo desde Conchita.
Sérvia – Curiosamente, eu já tinha ouvido músicas do Luke Black antes… e odiado todas!!! Quando vi o nome dele na lista, juro que fiquei com medo… terminei em choque por ter gostado tanto da música! Um hit eletrônico pseudo-gamer (não pode ser chamado de gamer, porque não ofende nenhuma minoria……….). Meu lado que curte mecha adorou tanto!!!!!
Essas 4 são dignas de 12 pontos também, mas não acho que estão no mesmo nível das canções acima:
Noruega – Já gostei mais, mas ainda acho uma delícia e, convenhamos, pelo menos tem um viral bom do ESC!!!! Fãs de mc snap não tumultuar.
Bélgica – Eu não entendo o ódio por essa música quando ela evitou que tivéssemos uma dupla cantando uma música estilo Ed Sheeran!!!! Não é inovadora dentro do meio house anos 90, mas ela ao vivo emociona!!!!!
Espanha – Essa e Finlândia (e talvez França) são os pacotes completos pra mim. Tem voz, tem música, tem apresentação, tem presença… não reclamaria de Valência 2024 (é mais fácil de ir!!!), mas acho que vai ser conceitual demais para algumas pessoas.
Letônia – Essa música me tocou tanto depois do Eurovision In Concert! O drum n bass no começo, a narrativa da música, a canção de ninar no final… me senti em 2012 quando apreciava um bom rock indie.
Bottom 3
Holanda (Países Baixos) – Duncan Laurence você sempre será um fracasso
Suíça – single do Lewis Capaldi (o que por si só é terrível)
Grécia – filler do Lewis Capaldi (o que por si só é terrível)
Maik Santos - Recife/PE
Jornalista
- 🇸🇪 Suécia
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇵🇹 Portugal
- 🇫🇷 França
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇮🇸 Islândia
- 🇦🇹 Áustria
- 🇮🇱 Israel
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇵🇱 Polônia
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇲🇹 Malta
- 🇱🇻 Letônia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇭🇷 Croácia
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇪🇪 Estônia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇦🇱 Albânia
- 🇮🇹 Itália
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇬🇷 Grécia
- 🇦🇺 Austrália
- 🇨🇾 Chipre
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇷🇴 Romênia
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇨🇭 Suíça
- 🇸🇲 San Marino
- 🇺🇦 Ucrânia
O comeback que tanto esperavámos finalmente chegou!
Se você é fã do Eurovision Song Contest e não tem “Loreen – Euphoria”no seu top5 de vitórias favoritas, então claramente você anda vendo o festival errado!
Em 2023, três fatores auxiliam Loreen em se destacar como a principal candidata a vitória neste ESC. O primeiro, trata-se exatamente do que falei no início deste texto: a sueca já é uma figura querida e, no mínimo, já consegue ter ao menos o voto de confiança do público.
O segundo é um fator muito ligado ao primeiro: Loreen retorna seguindo quase que o mesmo script de performance que a fez ganhar. Pode ser
repetitivo, mas segue sendo uma maneira muito bonita e convincente de vender sua música.
Por último, mas não menos importante, é um ano de músicas fracas! Eu sabia que a nada agradável vitória ucraniana no último ano nos faria ter um ESC tão… xoxo, capenga, anêmico, frágil e inconsistente, e foi o que aconteceu. Com músicas e artistas sem o mesmo brilhantismo de edições anteriores, fica fácil uma performance/performer vencedora ganhar mais uma vez, ainda mais com uma das poucas músicas realmente interessantes da edição.
Lara Chuva - Porto Alegre/RS
Criadora de conteúdo
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇱🇻 Letônia
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇫🇷 França
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇦🇹 Áustria
- 🇮🇱 Israel
- 🇦🇺 Austrália
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇳🇴 Noruega
- 🇸🇪 Suécia
- 🇷🇴 Romênia
- 🇲🇹 Malta
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇭🇷 Croácia
- 🇪🇪 Estônia
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇮🇹 Itália
- 🇦🇲 Armênia
- 🇨🇭 Suíça
- 🇵🇹 Portugal
- 🇨🇾 Chipre
- 🇸🇲 San Marino
- 🇵🇱 Polônia
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇦🇱 Albânia
- 🇮🇸 Islândia
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇬🇷 Grécia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇩🇰 Dinamarca
Ansiava pelo ano em que a Alemanha mandaria algo da gigante cena gótica que existe no país: finalmente aconteceu! A música estampa muito bem a identidade da banda e do som que ela faz, e ao mesmo tempo, pode ser agradável e carismática para ouvintes não familiarizados com o estilo. A harmonia é impecável e os vocais graves e guturais do Chris Harms são perfeitamente executados nas apresentações. Em uma edição cujas canções me agradaram em sua maioria, é minha favorita de forma disparada.
Victor Lopes - Ananindeua/PA
Jornalista
- 🇸🇪 Suécia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇦🇹 Áustria
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇮🇹 Itália
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇫🇷 França
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇨🇭 Suíça
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇪🇪 Estônia
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇮🇸 Islândia
- 🇮🇱 Israel
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇵🇱 Polônia
- 🇵🇹 Portugal
- 🇦🇲 Armênia
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇱🇻 Letônia
- 🇦🇱 Albânia
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇲🇹 Malta
- 🇬🇷 Grécia
- 🇸🇲 San Marino
- 🇷🇴 Romênia
- 🇭🇷 Croácia
- 🇦🇺 Austrália
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
O ano de 2023 não me empolgou muito. Algumas músicas caíram no meu gosto. A Alessandra dominou o primeiro lugar da minha lista por muito tempo, mas, quando a Loreen surgiu com “Tattoo”, vislumbrei mais uma vitória para a Suécia. Parece que o público também aposta nela como a grande vencedora, mais uma vez. Só que a certeza só virá no próximo dia 13. Tô torcendo desde já!
Amir Ribemboim Bliacheris - Porto Alegre/RS
Graduando em jornalismo. Dono das páginas Sabedoria Enefeu e Melodias Anotadas
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇮🇱 Israel
- 🇦🇹 Áustria
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇫🇷 França
- 🇮🇹 Itália
- 🇵🇹 Portugal
- 🇲🇹 Malta
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇨🇭 Suíça
- 🇱🇻 Letônia
- 🇸🇪 Suécia
- 🇦🇺 Austrália
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇦🇱 Albânia
- 🇷🇴 Romênia
- 🇭🇷 Croácia
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇮🇸 Islândia
- 🇬🇷 Grécia
- 🇸🇲 San Marino
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇪🇪 Estônia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇦🇲 Armênia
- 🇵🇱 Polônia
1º Lugar (12 pontos) – Eslovênia – Rock muito gostoso em idioma local. AMO
2º Lugar (10 pontos) – Finlândia – Fui contagiado pelo ritmo Cha Cha Cha finlandês.
Que música boa!
3º Lugar (8 pontos) – Moldávia – Fulenn melhorada, amo a versão francesa, mas o
Pasha deu um tchan nela!
4º Lugar (7 pontos) – Israel – Diáspora judaica representada no júri, tem que ter Israel
alta!
5º Lugar (6 pontos) – Áustria – Uma das músicas mais contagiantes da edição
6º Lugar (5 pontos) – Tchéquia – Mistura de vários elementos que amo. Rap,
representatividade do leste europeu, várias nações representadas.
7º Lugar (4 pontos) – França – Música que exala França. Amei a classe da La Zarra
8º Lugar (3 pontos) – Itália – Balada italiana tem meu coração
9º Lugar (2 pontos) – Portugal – A outra música que exala sua nação. Bem portuguesa
no bom sentido!
10º Lugar (1 ponto) – Malta – Outra música bem gostosinha, que posso ouvir
diariamente sem enjoar
Caio Delari - Brasília/DF
Eurofã hardcore
- 🇸🇪 Suécia
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇫🇷 França
- 🇪🇸 Espanha
- 🇦🇲 Armênia
- 🇦🇹 Áustria
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇱🇻 Letônia
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇪🇪 Estônia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇦🇱 Albânia
- 🇦🇺 Austrália
- 🇨🇾 Chipre
- 🇲🇹 Malta
- 🇵🇹 Portugal
- 🇮🇹 Itália
- 🇨🇭 Suíça
- 🇮🇸 Islândia
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇬🇷 Grécia
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇳🇴 Noruega
- 🇮🇱 Israel
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇵🇱 Polônia
- 🇷🇴 Romênia
- 🇭🇷 Croácia
- 🇸🇲 San Marino
“Tattoo” não é o que eu esperava do retorno da Loreen e sou grato por isso. Eu esperava algo mais club hit e ela trouxe uma música que pode tanto emocionar quanto fazer dançar, vocais incríveis e staging genial. “Cha Cha Cha” sendo o balanço perfeito entre quirky e provocativo, produção incrível e uma mistura de gêneros que deu certo. “Évidemment” já estreou diretamente no meu primeiro lugar, no decorrer que as músicas foram selecionadas vi a França caindo no meu ranking, porém o tempo passa e a música só fica melhor, digo tranquilamente que essa pode entra nas conversas sobre possíveis winners.
Camila L. Oliveira - São Paulo/SP
Jornalista – Portal Urbanna
- 🇦🇹 Áustria
- 🇪🇸 Espanha
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇫🇷 França
- 🇵🇹 Portugal
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇨🇭 Suíça
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇸🇪 Suécia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇦🇺 Austrália
- 🇦🇱 Albânia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇪🇪 Estônia
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇮🇹 Itália
- 🇱🇻 Letônia
- 🇬🇷 Grécia
- 🇲🇹 Malta
- 🇸🇲 San Marino
- 🇷🇴 Romênia
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇵🇱 Polônia
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇮🇱 Israel
- 🇭🇷 Croácia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇮🇸 Islândia
- 🇮🇪 Irlanda
Posso afirmar, de maneira categórica, depois de ouvir as 37 músicas, que o palco vai decidir tudo. As canções deste ano estão boas, mas algumas seletivas tiveram pérolas que necessitavam uma lapidação.
Sobre a lista dos 37, eu ordenei pela qualidade de cada uma das canções, a potencialidade delas no palco (que ainda será revelado) e o fator mensagem, que é o que aquela canção está me transmitindo enquanto ouvinte e futura espectadora.
Diogo Felicciano - Caruaru/PE
Eurofã hardcore
- 🇳🇴 Noruega
- 🇦🇲 Armênia
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇦🇹 Áustria
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇮🇱 Israel
- 🇵🇹 Portugal
- 🇦🇱 Albânia
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇸🇪 Suécia
- 🇦🇺 Austrália
- 🇱🇻 Letônia
- 🇮🇸 Islândia
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇫🇷 França
- 🇨🇭 Suíça
- 🇮🇹 Itália
- 🇪🇸 Espanha
- 🇲🇹 Malta
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇸🇲 San Marino
- 🇵🇱 Polônia
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇪🇪 Estônia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇬🇷 Grécia
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇷🇴 Romênia
- 🇭🇷 Croácia
E depois de um ano tão sem brilho como foi o ano passado, temos novamente uma edição diversa e instingante do Eurovision! Esse ano temos 27 entradas minimamente decentes – e poderíamos ter tido até mais se países como Polônia, Lituânia e Estônia tivessem votado melhor nas suas finais nacionais.
Particularmente, meus 12 pontos vão para a Noruega e seu hit viral contagiante que é “Queen of the Kings”. Acredito que a sua produção captura o blend de eurodance e trance do início dos anos 2000, que está tendo um forte momento de revival, principalmente na Europa nos últimos 2 anos. Faz isso de uma forma simples e sem parecer datada. Seu refrão, fácil e chiclete, é um convite pra um forte sing-along na arena. Além desses fatores, suas referências vikings-tribais evocam muito de “Wild Dances”, da Ruslana, a inesquecível campeã de 2004. Com o mesmo argumento que ano passado defendi a vitória da Espanha, acredito que está na hora de voltarmos a ter uma canção divertida, despretensiosa e com um leve toque de referência cultural vitoriosa de novo.
Outros destaques positivos que contemplam canções pop e dance divertidas, fusões inventivas de gêneros, várias vertentes do rock, folkatronica e ritmos tradicionais com um twist moderno são: Armênia, Moldávia, Áustria, Reino Unido, Finlândia, República Tcheca, Israel, Portugal, Albânia, Geórgia, Austrália, Letônia, Alemanha, Eslovênia e Sérvia.
Já o último lugar, para mim é bem claro: a Croácia tem uma entrada péssima e o pior? Completamente política! É um absurdo não ter sido desclassificada pela EBU!
Filipe Matias (@fehlippew) - Fortaleza/CE
Eurofã hardcore
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇫🇷 França
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇮🇹 Itália
- 🇭🇷 Croácia
- 🇱🇻 Letônia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇦🇹 Áustria
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇲🇹 Malta
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇨🇭 Suíça
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇪🇪 Estônia
- 🇮🇱 Israel
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇸🇪 Suécia
- 🇵🇹 Portugal
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇮🇸 Islândia
- 🇦🇱 Albânia
- 🇦🇺 Austrália
- 🇵🇱 Polônia
- 🇸🇲 San Marino
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇬🇷 Grécia
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇷🇴 Romênia
Após as primeiras seletivas, o Eurovision não parecia que teria canções memoráveis. No entanto, com o tempo, mudei de opinião drasticamente. Seja através de seletiva ou escolha interna França, Armênia, Lithuania, entre outros, acertaram em suas escolhas. Mais um país especial merece destaque, a Finlândia. O país nórdico fez a melhor seletiva da temporada apostando em boas canções (aprende RTVE). Também não posso deixar de mencionar a Eslovênia, com os excelentes Joker Out, que apostaram em uma canção em sua língua nativa e uma performance cativante desde o showcase, que rouba a cena. Bojan é o rei do carisma e pareja de Käärijä. O Eurovision é um programa de TV, então, na minha opinião, o melhor é aquele que entrega a melhor apresentação ao vivo, não necessariamente a música que mais escutei no Spotify. Sendo assim, o vencedor do UMK é o meu Top 1. Käärijä tem carisma, presença de palco, uma boa música e uma excelente performance.
Vitor Hugo Meireles - Belo Horizonte/MG
Eurofã hardcore
- 🇸🇪 Suécia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇦🇹 Áustria
- 🇫🇷 França
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇵🇹 Portugal
- 🇮🇹 Itália
- 🇮🇱 Israel
- 🇳🇴 Noruega
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇲🇹 Malta
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇵🇱 Polônia
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇮🇸 Islândia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇪🇪 Estônia
- 🇦🇱 Albânia
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇨🇭 Suíça
- 🇷🇴 Romênia
- 🇸🇲 San Marino
- 🇱🇻 Letônia
- 🇬🇷 Grécia
- 🇦🇺 Austrália
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇭🇷 Croácia
Excelência artistica de muitos do top 10 me fazia bem confuso as vezes. É um excelente ano musicalmente, numa visão particular consegui me afeiçoar pelo festival, que desde 2019 não me animava como antes. Esse ano a expectativa está proxima com 2018 (ultima edição que criei alguma expectativa).
Meu #1 é uma questão de sentimentos, Loreen no palco do Melfest me emocionou bastante, ela e aquipe tinham um objetivo que era o de vencer, e eles vão ao festival com o mesmo sentimento, acho a musica forte, chiclete, fácil de agradar e uma performace impecável (até o momento). Quem também divide meu coração são as meninas do Vesna e Käärijä. As Putinhas Aborteiras são ótimas não adianta espumar, a sintonia é muito boa e a musica é ÓTIMA, acho incrivel a ideia de vários idiomas numa só canção, e nada a dizer muito sobre CHA CHA CHA que pra mim é um hit, é a mais catchy da edição e tem um staging ótimo.
No geral, no meu ponto de vista é um ano INCRIVEL e estou bem animado.
Saint Valetin - Campina Grande/PB
Streamer e Youtuber – The Brazilian Gay Eurovision
- 🇮🇱 Israel
- 🇵🇱 Polônia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇫🇷 França
- 🇳🇴 Noruega
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇨🇭 Suíça
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇦🇹 Áustria
- 🇦🇺 Austrália
- 🇮🇸 Islândia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇱🇻 Letônia
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇪🇪 Estônia
- 🇦🇱 Albânia
- 🇸🇪 Suécia
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇵🇹 Portugal
- 🇮🇹 Itália
- 🇭🇷 Croácia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇲🇹 Malta
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇬🇷 Grécia
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇷🇴 Romênia
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇸🇲 San Marino
1 – Israel: Noa Kirel – “Unicorn” É uma das músicas mais diferentes que já ouvi na vida, quando eu a ouvi pela primeira vez me assustou bastante mas com o tempo eu vi o grande conceito que ela carrega em si. Além de mais, a música traz trechos em Hebraico que deixam a música cultural. Acredito que a música tem um grande potencial para vencer o festival deste ano pois foi feita pensando em sua performance ao vivo, então, ela não vai nos decepcionar.
2 – Polônia: Blanka – “Solo” Eu sou um grande fã de músicas pop e esta música me deixa muito animado, eu realmente não gostei da versão ao vivo na Nacional da Polônia porém a versão estúdio é extremamente incrível. Eu acho a música super chiclete e eu duvido alguém não cantá-la enquanto toca. Além de mais, ela foi a participante que mais teve uma grande melhoria e mal posso esperar para vê-la em Liverpool.
3 – Armênia: Brunette – “Future Lover” Eu realmente chorei ao ouvir esta música, ela traz uma letra extremamente forte e um pouco melancólica. Já imaginou viver sua vida pensando no seu amor do futuro? E se ele nunca aparecer? Pois é, o conceito está alta. A melodia da música é absurdamente deliciosa de ouvir e para finalizar foi adicionado algumas frases no idioma Armênio no qual deu todo um toque de mágica e cultural.
4 – Reino Unido: Mae Muller – “I Wrote A Song” A música é muito aquele hit de verão europeu que toca sempre nas rádios ou naquela boate LGBTQIA+ onde todo mundo está suado, porém continuam dançando de tão boa que a música é. A letra fala sobre uma traição no qual ela poderia fazer um ram pam pam pam man down mas ela acaba preferindo escrever uma canção e curtir com suas amigas. Não acho que ganhará, porém vai hitar muito após o Eurovision igual SNAP da Rosa Lin.
5 – França: La Zarra – “Évidemment” A França sendo França né amores? Sempre falando de amor, torre eiffel, grande amor a cor azul ou cantar sobre a França parece que desta vez ela tentou se inovar mas não perdeu seu charme luxuoso; La Zarra tem uma maravilhosa voz e a música no início parece ser chatinha mas a música vai crescendo com o tempo e se tornando uma grande música disco dos anos 80 onde ninguém fica parado.
6 – Noruega: Alessandra – “Queen of Kings” Apesar de eu ter enjoado bastante esta música, ela tem um grande potencial pois a voz da Alessandra tem uma voz angelical, além de mais, o conceito de pop mesclado com as sonoridades nórdicas faz com que todo mundo fique encantado com a sonoridade da música. Eu gostaria que ela cantasse algumas frases em outro idioma para deixar a música mais interessante.
7 – Finlândia: Käärijä – “Cha Cha Cha” A música te assusta muito no começo pois você esperava aquelas músicas de rock criada para o público hetéro mas antes da música acabar, tudo vira uma boate LGBTQIA+ e isso deixa a música extremamente em um equilibrio perfeito para ambos os públicos porém não terá o Cha Cha Cha necessário para ganhar a competição.
8 – Moldávia: Pasha Parfeni – “Soarele şi Luna” As pessoas não estão dando palco para este hino cultural, eu acho a música incrível pelo fato de estar no idioma Romano (Dando uma surra em D.G.T mas não vamos falar disso) onde se mistura com a melodia encantadora da magia. Acredito que o único problema é repetir a frase Solare Si Luna 900 vezes e sem nenhuma outra frase entre elas, isso acaba deixando a música chatinha de ouvir e cantar mas mesmo assim dará um show ao vivo.
9 – Chipre: Andrew Lambrou – “Break a Broken Heart” O top 9 está ótimo para este modelo que canta em horas vagas, além dele ser um tremendo gostoso, eu adoro demais a voz dele! A música tem uma ótima melodia e eu adoro muito a letra, acredito que vai barbarizar no palco com seus vocais e seus seduzentes músculos.
10 – Suíça: Remo Forrer – “Watergun” A música parece ser chata demais e sem emoção mas a melodia vai crescendo com o tempo, sua letra é bem impactante e me faz quase chorar. Acredito que por demorar até demais para a música crescer e te entregar um hit melancólico o pessoal já mudou de canal, então, acredito que no TOP 10 está ótimo para a Suíça.
Sergio De Nez - São Paulo/SP
Podcaster (O Bagaço da Laranja)
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇫🇷 França
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇦🇱 Albânia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇵🇹 Portugal
- 🇸🇪 Suécia
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇱🇻 Letônia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇦🇹 Áustria
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇪🇪 Estônia
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇮🇸 Islândia
- 🇭🇷 Croácia
- 🇷🇴 Romênia
- 🇮🇹 Itália
- 🇨🇾 Chipre
- 🇦🇺 Austrália
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇸🇲 San Marino
- 🇲🇹 Malta
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇨🇭 Suíça
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇬🇷 Grécia
- 🇵🇱 Polônia
- 🇮🇱 Israel
Carismáticos, charmosos e com boa vibração. A Eslovênia escolheu muito bem os representantes que levaram um respiro de positividade em língua local.
França apresentou provavelmente a música mais robusta deste ano com uma composição fenomenal. Já o Reino Unido levou um pop perfection – desde o carisma da estrela até a produção da música.
Sobre os últimos lugares, a Grécia peca pelo despreparo do jovem artista. Polônia e Israel apresentam pops genéricos de composição vergonhosa, mas que agrada muito europeu com baixa seletividade.
Matheus Rodrigues - Porto Alegre/RS
Graduando em jornalismo e editor do Kolibli
- 🇫🇷 França
- 🇫🇮 Finlândia
- 🇪🇸 Espanha
- 🇷🇸 Sérvia
- 🇦🇹 Áustria
- 🇪🇪 Estônia
- 🇸🇪 Suécia
- 🇦🇱 Albânia
- 🇱🇻 Letônia
- 🇮🇱 Israel
- 🇬🇪 Geórgia
- 🇲🇩 Moldávia
- 🇵🇱 Polônia
- 🇲🇹 Malta
- 🇸🇮 Eslovênia
- 🇮🇸 Islândia
- 🇳🇴 Noruega
- 🇨🇿 República Tcheca (Chéquia)
- 🇵🇹 Portugal
- 🇬🇧 Reino Unido
- 🇱🇹 Lituânia
- 🇺🇦 Ucrânia
- 🇦🇲 Armênia
- 🇨🇾 Chipre
- 🇳🇱 Holanda (Países Baixos)
- 🇮🇹 Itália
- 🇭🇷 Croácia
- 🇩🇪 Alemanha
- 🇧🇪 Bélgica
- 🇸🇲 San Marino
- 🇦🇺 Austrália
- 🇮🇪 Irlanda
- 🇩🇰 Dinamarca
- 🇦🇿 Azerbaijão
- 🇬🇷 Grécia
- 🇨🇭 Suíça
- 🇷🇴 Romênia
Na hora de fazer listas musicais, obviamente sempre levo em consideração meu gosto pessoal, mas sempre tento privilegiar os tomadores de riscos. Dar prêmios aos que vão deixar uma marca que vai resistir por um, dois ou até 50 anos. Há, entretanto, uma difícil escolha a ser feita no Eurovision 2023, que musicalmente foi pouco acima do medíocre. Como escolher um campeão quando a razão diz Finlândia, já que nunca tivemos algo assim (e provavelmente nem teremos outra vez); mas o coração diz França, que de novo não tem tanto com o seu disco revival e a disposição excessiva de signos que remontam o tal espírito francês?
Pela primeira vez, dei um voto ao coração e ao longo prazo. Irei ouvir mais “Cha Cha Cha” ou “Évidemment” quando se passar um mês ou um semestre após o festival? Por conta disso, em um desempate muito duro, coloco La Zarra como a minha campeã de 2023. Faço menções honrosas ao glitch pop apocalíptico da Sérvia em “Samo mi se spava” e ao nuevo flamenco espanhol de “Eaea”.