Assim como outras repúblicas da antiga União Soviética, a Ucrânia celebra em 2021 o seu 30° aniversário de independência. Desde lá, as relações políticas do país não deixaram de ser menos complicadas, com momentos de intensa crise como o Euromaidan e a guerra e anexação russa da região da Crimeia.
Entretanto, a indústria musical ucraniana é uma das mais vibrantes e diversas do mundo e serve como um verdadeiro motor para o pop feito no Leste Europeu. Mesmo que os hits feitos neste lado do planeta sejam em sua maioria na língua russa, muitos dos cantores por trás delas são de origem ucraniana. A banda KAZKA foi responsável por quebrar um pouco a lógica russo/inglês das rádios do Leste Europeu quando emplacou o hit “Plakala”, que é completamente em ucraniano e hoje conta com mais de 380 milhões de visualizações no Youtube.
No festival Eurovision, a Ucrânia é um dos países mais bem sucedidos e queridos pelos fãs do evento. Sua estreia foi apenas em 2003, mas desde lá a nação teve duas vitórias (2004 e 2016) e se tornou a única conseguir classificações para a final em todas as edições sem ser do chamado Big 5.
Para celebrar a data especial aos ucranianos e trazer um pouco da cultura de lá aos brasileiros, o Kolibli criou uma playlist feita com alguns dos artistas mais famosos do país. As escolhas foram feitas pensando em quem sabe nada (ou muito pouco) sobre o pop do Leste Europeu, então não espere algo muito pretensioso, pois muitos artistas bons podem estar de fora da nossa seleção.
Siga a playlist (e também o perfil do Kolibli no Spotify) e compartilhe com outros amigos que pensam em dar aquele rolê em Kiev um dia! Cлава Україні!!
Leia também:
Guia definitivo para quem quer pesquisar músicas novas
As melhores músicas de 2021 (até agora)
O que é Eurovision? – Um guia para iniciantes
5 thoughts on “Criamos uma playlist em homenagem aos 30 anos de independência da Ucrânia”