Chegou a hora de conhecer as 100 melhores músicas que 2021 teve a oferecer! O Kolibli ouviu muita coisa este ano e 170 canções foram pré-selecionadas, então avisamos desde já que muita coisa ficou de fora.
Como de costume, reforçamos as regras da nossa seleção:
- Para colocar o maior número de artistas possível, selecionamos apenas uma música por artista principal (a exceção é a Tina Karol, pois lançou dois álbuns e um EP em 2021 – difícil evitar);
- As músicas são de 2021 MESMO. A única exceção fica por conta das canções relacionadas com o Eurovision, já que elas são feitas para o ano seguinte.
- Regravações, covers e músicas ao vivo são 100% permitidos, mas com parcimônia. Por exemplo, não seria muito legal considerar a nova versão de “State Of Grace” feita pela Taylor Swift pois são muito parecidas, mas a de 10 minutos de “All Too Well” e outras inéditas podem entrar. Quem for barrado no portão do Kolibli ganha uma menção honrosa.
Criamos uma playlist no Spotify e no Youtube com todas as músicas selecionadas para que você as conheça. Cada música conta com o país de origem (nacionalidade dos artistas principais) e uma descrição do gênero musical. Como seria humanamente impossível entregar a lista com comentários em todas as músicas e em tempo hábil, deixamos apenas para o Top 20 as descrições maiores. Bora lá!
As 100 Melhores Músicas de 2021
Playlist no Spotify | Playlist no Youtube
Menções honrosas
“Allo”, Loboda / País: Ucrânia
“Loving You”, Yukika / País: Coreia do Sul
“CRY”, Zivert / País: Rússia
“Solo”, Angèle / País: Bélgica
“La Grande Folie”, San Salvador / País: França
“Sento pro Moço do Gás”, A Travestis / País: Brasil
100. “Baba Yak”, Kurtuluş Kuş & Burak Bulut
País: Turquia / Para quem gosta de: pop turco
99. “CANCELLED (feat. Skepta)”, slowthai
País: Reino Unido / Para quem gosta de: rap britânico
98. “Dá Licença”, Titica & Karina Santos
País: Angola / Para quem gosta de: kuduro
97. “Ue La La”, Eden Alene
País: Israel / Para quem gosta de: pop, pop israelense
96. “Paraskevi Proi”, Konstantinos Argiros
País: Grécia / Para quem gosta de: laika moderna, pop grego
95. “GOOD PUSS”, COBRAH
País: Suécia / Para quem gosta de: electropop
94. “Discoteque”, THE ROOP
País: Lituânia / Para quem gosta de: dance-pop, eurovision
93. “Corte Americano”; Filipe Ret, L7NNON & Chris Beats Zn
País: Brasil / Para quem gosta de: trap brasileiro, trap
92. “Technicolour”, Montaigne
País: Austrália / Para quem gosta de: electropop, eurovision
91. “Tipota”, Giorgos Sabanis
País: Grécia / Para quem gosta de: pop grego
90. “Rampampam”, Minelli
País: Romênia / Para quem gosta de: dance-pop, pop
89. “BUZZCUT”, BROCKHAMPTON & Danny Brown
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: rap americano, pop rap
88. “Little Tot”, Dotter
País: Suécia / Para quem gosta de: dance-pop
87. “Рокки” (Rokki), Zivert
País: Rússia / Para quem gosta de: synthpop, pop russo
86. “Have Mercy”, Chlöe
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: pop rap, r&b contemporâneo
85. “Вчера” (Vchera), Polina Gagarina
País: Rússia / Para quem gosta de: dance-pop, synthpop, pop russo
84. “Track X”, Black Country, New Road
País: Reino Unido / Para quem gosta de: rock experimental
83. “Федерико Феллини” (Federiko Fellini), Galibri & Mavik
País: Rússia / Para quem gosta de: pop russo
82. “BONEKINHA”, Gloria Groove
País: Brasil / Para quem gosta de: funk brasileiro
81. “Last Dance”, Stefania
Países: Grécia, Holanda / Para quem gosta de: pop, dance-pop, eurovision
80. “Louca e Sagaz”, Karol Conká & WC no Beat
País: Brasil / Para quem gosta de: pop rap, r&b contemporâneo
79. “Kenatsd Khmem”, Iveta Mukuchyan
País: Armênia / Para quem gosta de: pop armênio, baladas
78. “Corazón de Cemento”, j mena & Chili Fernandez
País: Argentina / Para quem gosta de: cumbia, pop latino
77. “Hazy”, Chloe x Halle
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: r&b contemporâneo
76. “PERFUME”, Yubin
País: Coreia do Sul / Para quem gosta de: k-pop, dance-pop
75. “Izolo”; DJ Maphorisa, Tyler ICU, Mpura, Daliwonga & Visca
País: África do Sul / Para quem gosta de: house sul-africana, amapiano
74. “Thot Shit”, Megan Thee Stallion
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: rap americano
73. “The Wrong Place”, Hooverphonic
País: Bélgica / Para quem gosta de: indie pop, adulto contemporâneo
72. “Rei Lacoste”; MD Chefe, DomLaike, Offlei Sounds
País: Brasil / Para quem gosta de: trap, rap nacional
71. “Still Dancing”, Rêve
País: Canadá / Para quem gosta de: na verdade é pra quem gostava do Summer Eletrohits
70. “Meu Pisêro”, DUDA BEAT
País: Brasil / Para quem gosta de: piseiro, tecnobrega
69. “Kiss of Life”, Kylie Minogue & Jessie Ware
Países: Austrália, Reino Unido / Para quem gosta de:
68. “Mata Hari”, Efendi
País: Azerbaijão / Para quem gosta de: dance-pop
67. “Calma”, Marisa Monte
País: Brasil / Para quem gosta de: MPB
66. “Don’t Go Yet”, Camila Cabello
Países: Cuba, Estados Unidos / Para quem gosta de: pop latino
65. “Abittipsy”, YOUHA
País: Coreia do Sul / Para quem gosta de: synthwave, k-pop
64. “CRIME”, Febem & CESRV
País: Brasil / Para quem gosta de: rap nacional, uk drill
63. “Polite”, Erika de Casier
Países: Dinamarca, Portugal / Para quem gosta de: r&b contemporâneo
62. “Working for the Knife”, Mitski
País: Japão, Estados Unidos / Para quem gosta de: art rock
61. “Nkulunkulu”, Kamo Mphela
País: África do Sul / Para quem gosta de: amapiano, house sul-africana, pop sul-africano
60. “Розовый дым” (Rozoviiy Dim), Vera Brezhneva
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop russo, nu-disco
59. “In Da Getto”, J Balvin & Skrillex
Países: Colômbia, Estados Unidos / Para quem gosta de: hip house, pop latino
58. “Wild Side”, Normani & Cardi B
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: r&b contemporâneo
57. “Sauce”, Naïka
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: pop, funk brasileiro
56. “brutal”, Olivia Rodrigo
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: rock alternativo, power pop
55. “All Too Well (10 Minute Version)”, Taylor Swift
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: cantautores (as), pop rock
54. “Jesus Lord”, Kanye West
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: rap americano
53. “MAFIOSA”, Nathy Peluso
País: Argentina / Para quem gosta de: pop latino, salsa
52. “Красное Вино” (Krasnoe Vino), NK
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop russo
51. “L-Gante: Bzrp Music Sessions, Vol.38”, Bizarrap & L-Gante
País: Argentina / Para quem gosta de: cumbia villera, rap latino
50. “bam bam”, DOROFEEVA
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop russo, dance-pop
49. “Bouncin”, Tinashe
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: r&b contemporâneo
48. “Look What You’ve Done”, Zara Larsson
País: Suécia / Para quem gosta de: dance-pop, nu-disco
47. “Muriendo De Envidia”, C. Tangana & Eliades Ochoa
Países: Espanha, Cuba / Para quem gosta de: pop flamenco
46. “Secret”, YUKIKA
Países: Coreia do Sul, Japão / Para quem gosta de: k-pop, dance-pop
45. “Não Vou Deixar”, Caetano Veloso
País: Brasil / Para quem gosta de: MPB
44. “Nada Es Verdad”, Natalia Lafourcade & Los Cojolites
País: México / Para quem gosta de: música mexicana, son jarocho, nueva canción latinoamericana
43. “Delírios”, FBC & Djair Voz Cristalina
País: Brasil / Para quem gosta de: miami bass
42. “Ajándék”, Paulina
País: Hungria / Para quem gosta de: adulto contemporâneo, pop soul
41. “Volta Comigo BB”, Zé Vaqueiro
País: Brasil / Para quem gosta de: piseiro
40. “I Did It (Bum Bum)”, Niniola & Lady Du
País: Nigéria, África do Sul / Para quem gosta de: house sul-africana, amapiano
39. “Cheat Code”; Tasha & Tracie, Devasto Prod, Vinex
País: Brasil / Para quem gosta de: trap, rap nacional
38. “Girl From Rio”, Anitta
País: Brasil / Para quem gosta de: pop rap, trap
37. “BESTSELLER”, Max Barskih & Zivert
País: Ucrânia, Rússia / Para quem gosta de: pop russo, deep house
36. “Meaningless”, Charlotte Cardin
País: Canadá / Para quem gosta de: pop, tropical house
35. “Down”, St. Vincent
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: synth funk, art rock
34. “Don’t Shut Me Down”, ABBA
País: Suécia / Para quem gosta de: pop
33. “Slava Bogu”, SLAVA KAMINSKA
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop russo, dance-pop
32. “Trajado de Glock Ela Joga na Cara”, Tz da Coronel
País: Brasil / Para quem gosta de: funk 150 bpm
31. “מועבט” (Moabet), Eden Ben Zaken & Itay Galo
País: Israel / Para quem gosta de: house, pop israelense
30. “range brothers”, Baby Keem & Kendrick Lamar
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: rap americano
29. “Parking Lot”, The Weather Station
País: Canadá / Para quem gosta de: indie pop
28. “Respire encore”, Clara Luciani
País: França / Para quem gosta de: disco, pop francês
27. “Venus Fly Trap”, MARINA
País: Reino Unido / Para quem gosta de: pop rock
26. “Stand For Myself”, Yola
País: Reino Unido / Para quem gosta de: blues rock
25. “Скандал” (Skandal), Tina Karol
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop, pop russo
24. “Young haze”, Max Korzh
País: Belarus / Para quem gosta de: hardcore hip hop, pop rap
23. “INDUSTRY BABY”, Lil Nas X & Jack Harlow
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: pop rap
22. “Presepada”; Marília Mendonça, Maiara & Maraisa
País: Brasil / Para quem gosta de: sertanejo universitário
21. “Mata Kohore / Stoned at the Nail Salon”, Lorde
País: Nova Zelândia / Para quem gosta de: folk pop, cautautores (as)
20. “Eu Tenho a Senha”, João Gomes
Com apenas 19 anos, João Gomes já mostra que é um compositor promissor na música “Eu tenho a Senha” (de álbum com o mesmo nome). Ao relatar imagens de seu cotidiano, ele prova que realmente sabe a “senha” para o sucesso e que consegue contar boas histórias com carisma e simplicidade.
País: Brasil / Para quem gosta de: piseiro
19. “LA FAMA (with The Weeknd)”, ROSALÍA
O primeiro single do futuro álbum “Motomami” vê Rosalía indo em direção de mais experimentações com a música latina. Desta vez, com uma bachata (ritmo originado na República Dominicana) a cantora catalã conta uma pequena história sobre os perigos da sede por fama e convoca The Weeknd (que arrasou no espanhol) para ser seu parceiro.
País: Espanha / Para quem gosta de: bachata, pop latino
18. “Smokin Out The Window”, Silk Sonic
“Smokin Out The Window” é o ápice de diversão que se pode ter no álbum “An Evening with Silk Sonic”. A lição sobre mulheres pouco confiáveis tem contornos que beiram o risível por conta dos gigantes magnetismos de Bruno Mars e Anderson Paak. E os instrumentos… Nota 10!
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: smooth soul, r&b contemporâneo
17. “edamame”, bbno$ & Rich Brian
Assim como relatado no vídeos dos rappers no Genius, “edamame” é uma banger que praticamente fala nada com nada. E bbno$ é um troll de mão cheia, mas que sabe criar canções divertidas. É um hip house com flows sensacionais, mas nenhum contexto (e precisa?).
País: Canadá, Indonésia / Para quem gosta de: pop rap, hip house
16. “Малыш” (Malysh), Loboda
Simplesmente Svitlana Loboda, a mulher viciada em fazer covers que ofuscam as originais dos artistas. Desta vez, a vítima é o cantor russo Dima Bilan, que foi superado pela ucraniana com a rendição dramática de “Malysh”. Um álbum só de regravações não cairia mal, hein?
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop russo
15. “pânico de nada”, Don L
No álbum “Roteiro pra Aïnouz (Vol. 2)”, a meio britânica “Pânico de nada” é o momento mais vibrante. O cearense Don L descreve com riqueza os detalhes de uma revolução e dá ao ouvinte um gostinho do que seria o caos absoluto com ilustrações de sirenes e trechos justapostos do pastor que fala por todo o álbum.
País: Brasil / Para quem gosta de: rap nacional, uk drill
14. “Happier Than Ever”, Billie Eilish
A gente sabe que Billie Eilish é uma artista diferenciada quando abusa do ukelele em uma música e não fica parecendo aquele pop good vibes aguado que conhecemos. Muito pelo contrário: em “Happier Than Ever”, ela promove uma ousada mistura entre o que seria um folk pop e um ápice de noise pop, fazendo um aceno a todas as crianças emo do mundo. É impressionante.
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: noise pop
13. “SHUM”, Go_A
É preciso respeitar a capacidade da Ucrânia em sempre entregar algo competitivo para o Eurovision. Vencedores da final nacional do país em 2020, a banda GO_A recebeu o direito de representar o país por mais uma vez e é evidente que o ano fora fez bem ao grupo. “Shum” é uma mistura maluca de trance com música folclórica ucraniana e voz branca que em outros anos venceria o festival com facilidade.
País: Ucrânia / Para quem gosta de: trance, música folk ucraniana
12.”Karma”, Anxhela Peristeri
“Karma” é tão Eurovision quanto o Eurovision pode ser: teatral, dramática e repleta de altos e baixos. O revés de Anxhela Peristeri, seja lá qual for, é bem contado por toda a música mesmo com a dificuldade que é ser sucinto em apenas três minutos.
País: Albânia / Para quem gosta de: pop, eurovision
11. “Here Comes The Night”, Agnes
A partir dos primeiros cinco segundos você sabe que algo muito potente vai acontecer (e de fato, acontece). “Here Comes The Night” é a indiscutível obra-prima catártica que colocou Agnes no rol de grandes artistas da música pop em 2021.
País: Suécia / Para quem gosta de: pop, electro-disco
10. “PONOS KRIFOS”, Marina Satti
“Pali” foi um grande single de retorno de Marina Satti, mas “Ponos Krifos” entregou ainda mais. A estrutura da música é simples, mas a cadência caótica e a declamação poética de cada palavra são tão bonitas quanto a língua grega pode oferecer.
País: Grécia / Para quem gosta de: pop grego, laika moderno
9. “Crash”, Juçara Marçal
Poucas músicas em 2021 têm tanta energia quanto “Crash” de Juçara Marçal. A cantora de vanguarda paulista surpreendeu ao lançar um single completamente ablublubé das ideias (não há outra forma de descrever) que é praticamente um rap experimental. Assinado pelo músico Ogi, “Crash” conta com uma temática de vingança após atos de violência doméstica. Como a própria Juçara comenta, “’Crash’ é ataque-surpresa, colisão. É grito de vingança. É usar o poder da raiva com astúcia”. Obrigado por tanto, Juçara.
País: Brasil / Para quem gosta de: art punk, hip hop experimental
8. “Afrique Victime”, Mdou Moctar
Difícil encontrar palavras para descrever “Afrique Victime”. É inacreditável como tudo soa criativo e divertido, mesmo que o tópico da música seja sensível (o sofrimento do continente africano por diversos problemas). É um sentimento agridoce que Mdou Moctar tira de letra com um dos melhores solos de guitarra que ouvimos em muito tempo e um desempenho espetacular de sua banda de apoio.
País: Níger / Para quem gosta de: rock psicodélico, tishoumaren
7. “Démons”, Angèle & Damso
Várias músicas do fantástico álbum “Nonante-Cinq” poderiam estar aqui, mas acabamos escolhendo a que tem tudo para ser o maior hit. “Démons” é uma rendição pop rap que é viciante, muito bem produzida e repleta de química entre Angèle e o rapper Damso.
País: Bélgica / Para quem gosta de: pop francês, pop rap, r&b contemporâneo
6. “Зірочка” (Zirochka), Tina Karol & KAZKA
2021 foi um ano de muito trabalho para Tina Karol. Após o ousado “Krasivo”, ela decidiu lançar mais um álbum – agora com uma temática mais ucraniana. Sob o nome “Moloda Krov” (Sangue Jovem), ela convocou diversos artistas mais novos para um projeto com a cara do país do início ao fim (e contou até com o apoio do Ministério da Cultura da Ucrânia). O primeiro single “Zirochka” é a melhor música do álbum com uma boa margem e vê Tina cantando algo que poderia facilmente ser um hit “solo” da banda Kazka. É um dance-pop com aquele toque gostoso da música folclórica ucraniana e sensacionais performances dos dois lados.
País: Ucrânia / Para quem gosta de: pop ucraniano, dance-pop
5. “Voguebike”, Getúlio Abelha
Em “Voguebike”, originalidade é o nome do meio de Getúlio Abelha. Em apenas três minutos e vinte e dois segundos de música, o cantor piauiense conta uma história trivial de mais uma dessas boas festas, mas termina misturando o forró com um ballroom maluco (como o nome indica, inspirada na vogue). Tenha a certeza de que você nunca ouviu algo assim em sua vida e nem irá.
País: Brasil / Para quem gosta de: forró, pop brasileiro, ballroom
4. “Fear No Man”, Little Simz
O álbum “Sometimes I Might Be Introvert” já é inacreditável por si só, mas a “segunda parte” da seção de músicas inspiradas no afrobeat consegue superar todo tipo de expectativa. Após a transição perfeita de “Point and Kill” para “Fear No Man”, a performance de Little Simz é incrível, mas chega a ser ofuscada pela produção imaculada e calorosa da faixa. Percussão, guitarra, teclado… “Fear No Man” é daqueles momentos na vida em que você sonha em poder deletar algumas de suas memórias só para conseguir sentir aquele impacto novamente.
País: Reino Unido / Para quem gosta de: rap britânico, afrobeat
3. “Boys at School”, Spellling
Pega tudo que foi aclamado até agora nessa lista por ser teatral e multiplica por 10. “Boys at School” é uma irretocável viagem de sete minutos pelo universo de uma adolescente desesperada que, de forma cinematográfica e “Kate Bush-iana”, relata um inferno pessoal. É uma música que em momento algum precisa usar a palavra “depressão” para descrever perfeitamente como é ter a doença. Os detalhes são muito gráficos e ao mesmo tempo deixam várias coisas nas entrelinhas. “Amanhã eu faço 16 anos e eu não quero ficar mais velha”, por exemplo, talvez seja uma das citações mais poderosas na música em 2021. Poderíamos ficar aqui o dia inteiro achando razões para aclamar esta faixa, mas o resumo é que “Boys at School” é a mais pura arte de encontrar beleza onde não há.
País: Estados Unidos / Para quem gosta de: art pop, pop progressivo
2. “Ânsia”, Pabllo Vittar
A regravação de “Ânsia”, composição de Esdras Azevedo e eternizada por Eliza Mell na banda Brega.com, é mais uma prova do grande presente que Pabllo Vittar deu ao Brasil com o álbum “Batidão Tropical”. Antes um hit muito popular entre os nordestinos (e principalmente, pernambucanos), “Ânsia” agora recebe mais uma injeção de popularidade e alcança novamente quem já conhece a música e uma série de fãs alheios à ela. É um brega na maior acepção possível da palavra: dramática, exagerada e teatral. Com todo respeito à versão original e a também muito famosa interpretação feita pela Companhia do Calypso, mas não existe uma pessoa mais certa para cantar esta canção do que Pabllo Vittar pois ela é… dramática, exagerada e teatral.
País: Brasil / Para quem gosta de: brega, pop brasileiro
Música do ano: “RUSSIAN WOMAN”, Manizha
Países: Rússia, Tajiquistão / Para quem gosta de: electro-folk, pop rap, pop russo
A Rússia é um país que, com a exceção de alguns anos, tem enviado entradas superproduzidas (o que não significa que são ruins) ao Eurovision. 2020 foi um ano em que a nação tomou riscos ao selecionar o grupo Little Big, mas a iniciativa deu muito certo e hoje a música “Uno” é a mais ouvida no canal do festival no Youtube. Entretando, a pandemia acabou chegando e não tivemos um festival, fazendo com que outra música precisasse ser escolhida. O Little Big se recusou a voltar com uma música nova em 2021, então a Rússia optou por retornar ao formato de final nacional pela primeira vez em nove anos. Um confuso programa feito de forma quase secreta e anunciado quase de surpresa foi apresentado com três músicas. “Russian Woman”, nossa música do ano, foi a vencedora com praticamente 40% dos votos.
Militância e boas intenções não fazem uma música ser boa. Entretanto, quando se fala de “Russian Woman” da cantora tajique Manizha, é muito legal ver como as nobres aspirações atingem o seu objetivo. Como uma metralhadora de ideias, Manizha consegue transmitir diversos aspectos sobre a vida de mulheres russas (e no caso dela, com um adicional por ser uma imigrante) mesmo com a limitação de três minutos. É um resumo de problemáticas que aparecem a elas há centenas de anos, como a própria explicou.
Manizha é uma cantora conhecida por ter um toque mais ligado ao artpop e sonoridades folclóricas russas, então foi muito interessante ver tudo isso transformado em um pop rap. É (e foi) muito refrescante ouvir a língua russa no palco do Eurovision mais uma vez e com tanta originalidade. É tão fora de órbita uma participação dessas vir da Rússia que até se estranha o Perviiy Kanal (emissora responsável pelo Eurovision no país) ter chancelado uma canção dessas em um país que reprime qualquer tipo de ativismo. Obviamente a canção foi muito criticada – e até denunciada e investigada – mas conseguiu seguir em frente. As mulheres russas podem saber que são fortes o suficiente para quebrar as paredes, como diz o refrão.
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One thought on “As 100 melhores músicas de 2021”